terça-feira, 16 de agosto de 2011

QUEIJO TIPO GRANA - EXPERIMENTE O GRAN MESTRI

Considerado um produto milenar, o queijo tipo Grana, tem o marco inicial da sua história no norte da Itália, mais precisamente na região da Padania. Contam os registros que há mais de mil anos, os monges dessa região produziam uma quantidade de leite que era superior às necessidades da população. Para conservar o leite excedente, eles criaram um queijo de massa dura, que durante a cura, mantinha inalteradas as propriedades nutritivas do leite, além de conferir ao produto um sabor excepcional.

Surgiu o queijo tipo Grana, assim batizado em decorrência da sua estrutura granulosa com um toque crocante na boca, cujo sabor adocicado e agradável ganhou com o passar dos anos a preferência mundo afora como uma obra-prima e um grande mito italiano.

Um visionário empreendedor brasileiro do setor lácteo, o catarinense Acari Menestrina, descendente de italianos, foi pioneiro no desenvolvimento do setor leiteiro daquele Estado e sempre alimentou o sonho de produzir queijos mais nobres, mirando para um dos mais apreciados do mundo, o tipo Grana.

Dessa forma, a partir de uma longa história de tradição que contempla arte, cultura e os melhores sabores da cozinha italiana, surge o queijo tipo Grana, produzido no Extremo-Oeste Catarinense, sob a marca Gran Mestri.

Assim, a concretização do fabrico exclusivo do queijo tipo Grana, o Gran Mestri, é resultado do pioneirismo e do ousado trabalho que abraçou  Acari Menestrina, transformando a região em uma das principais bacias leiteiras do sul do país.

Uma das características marcantes deste queijo é o rigoroso processo de produção que, para a fabricação dessa espécie de queijo no Brasil, demandou cuidados especiais para garantir a alta qualidade. Pensando nisso, a Gran Padania do Brasil importou alta tecnologia 100% italiana, necessária para a produção. Além da grande preocupação com a matéria-prima para produção do queijo tipo Grana. São propriedades rurais, consideradas modelos e fornecedoras exclusivas de leite para a Gran Padania, devido às exigências para atingir o patamar de qualidade exigida pelos italianos.

O trabalho de preparação das propriedades, da qualificação das famílias e da padronização dos procedimentos (como a alimentação controlada do gado e a atenção redobrada com as regras higiênicas sanitárias) para atender as rigorosas normas de produção é característica marcante. Isso ocorre para que o leite realmente tenha altíssima qualidade para a produção do queijo. Esse cuidado foi fundamental para que a qualidade do leite fosse garantida, pois o queijo tipo Grana é um produto vivo. Para se ter uma idéia da importância da qualidade do leite, são necessários 15 litros de leite para produzir 1kg de queijo tipo Grana. Em média, as peças do queijo possuem 40kg, o que implica na utilização de 600 litros para a produção de cada peça de queijo.

A criação do nome Gran Mestri está diretamente relacionada com o modo de fabricação do produto e a sua origem. Apenas mestres queijeiros experientes, os casaros como são chamados na Itália, profundos conhecedores do processo de fabricação conseguem avaliar um queijo tipo Grana, que fica maturando de 12 a 18 meses. Dessa peculiaridade originou-se a marca Gran Mestri e sua conceituação explicitada pelo slogan “O mais nobre dos queijos tipo Grana”.

Os Queijos Gran Mestri são produzidos com alta qualidade e tecnologia italiana, que traz para o consumidor um queijo com longa maturação e sabor inigualável.













Nenhum comentário: