O Projeto Deliziando traz pela primeira vez para São Paulo de 11 a 13 de julho de 2011, no Hotel Renaissance, os melhores e mais tradicionais sabores dos produtos agroalimentarers da Emilia-Romagna (Itália), possibilitando que se aprecie uma das mais tradicionais gastronomias do mundo.
O evento é organizado pela Unioncamere, Regione e Enoteca da Emilia-Romagna, com o apoio do Desk Promec Modena, e vem ao Brasil com oito produtores locais, que apresentam a excelência do que produz na enogastronômica da Emilia-Romagna, em especial, os vinhos.
A pequena amostra visa desenvolver e criar oportunidades de negócio para empresas da região e consolidar a presença dos produtos italianos em mercados potenciais, como o Brasil. Na programação palestras e workshops com profissionais do setor, rodadas de negócio com importadores/ operadores locais e degustações, incluirão visitas técnicas aos mais representativos pontos de venda e empórios da cidade.
Reconhecidos e apreciados em todo o mundo, a produção típica da região Emilia-Romagna, destaca-se pela diversidade e excelência de seus produtos como tradicionais vinhos, aceto balsâmico, famosos queijos, embutidos especiais e azeites.
A qualidade é garantida por uma série de certificados como o D.O.P. (Denominação de Origem Protegida), I.G.P. (Indicação Geográfica Protegida), D.O.C. (Denominação de Origem Controlada), D.O.C.G. (Denominação de Origem Controlada e Garantida) e I.G.T. (Indicação Geográfica Típica), entre outros.
Estarão participando os seguintes produtores: CANTINA DI SORBARA; AZIENDA AGRICOLA ZANASI; GRUPPO CEVICO SOC COOP AGRICOLA; FATTORIA DEL MONTICINO ROSSO DI ZEOLI ANTONIO; AZIENDA AGRICOLA GAGGIOLI MARIA LETIZIA; FATTORIE VALLONA; AZ. AGR. BOTTI DI FABIO BOVINA; AZIENDA VINICOLA ENIO OTTAVIANI & C. SNC.
O projeto Deliziando oferece às empresas, em especial desta região da Itália, oportunidades reais no desenvolvimento de projetos de exportação e internacionalização de seus produtos. Atualmente a Emilia-Romagna é responsável por um sexto do total das exportações italianas no setor.
O projeto já percorreu importantes mercados como Reino Unido/ Irlanda; Norte da Europa - Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega; Áustria e Europa Oriental - Rússia, Bulgária, Polónia, República Checa, Hungria; Hong Kong e Cingapura. Os três primeiros grupos são mercados já consolidados, em que as atividades promocionais foram realizadas pelo menos nos últimos três anos e os demais são mercados potenciais, para a promoção e a introdução dos alimentos e vinhos da Emilia-Romagna.
No Brasil, as atividades de promoção foram iniciadas com a visita de uma delegação brasileira à Feira Vinitaly (Verona – Itália), em abril, e à Feira de Parma, em junho deste ano. Ainda, está programado, para o segundo semestre de 2011, ações em supermercados e lojas do setor e seminário sobre o mercado de vinho no Brasil, a ser realizado em fevereiro de 2012, na Itália.