Já na Ruta 40, asfaltada, chega-se a Cachi (2.210 msnm) e se toma uma estradinha de terra para Cachi Adentro, onde se localiza a Bodega El Molino (2.490 msnm), do muito simpático casal Alberto Durand (Payo) e Nuni Garcia Frias.
Por intuição Alberto foi contra o preconceito de que Cachi não se prestava para vinhos. A experiência com a casta colonial Criolla Chica não havia obtido sucesso porque se trata de variedad de ciclo longo que, de encontro com o frio não chegava a maturação necessária e resultava vinhos de baixa qualidade.
Alberto Durand - winemaker dos vinhos de autor que levam o seu nome.
Durand focou suas atenções nas variedades européias, especialmente francesas de ciclo mais curto como Malbec, Merlot e outras, que se mostraram muito adaptáveis às altitudes de Cachi Adentro.
Formou vinhedos no ano de 2.000 e já na primeira colheita obteve vinhos diferenciados, concentrados, equilibrados, complexos polifenóis de cor e de aromas. Nas uvas, a riqueza em açúcar veio acompanhada de boa acidez residual, descartando qualquer necessidade de correção tartárica (acidez), animando-o a explorar novas castas.
Seus vinhedos são pequenos e recebm tratos acompanhados de perto pelo próprio Durand. Os equipamentos de vinificação são manuais, operados pelo próprio Autor dos vinhos. Provamos das barricas e tanques de inox o Malbec 2010, o Côt 2010(clone francês do Malbec, o Merlot 2010, o Côt 2003 e o Merlot 2009...todos de coloração negro profunda com reflexos violáceos. Excelente centro de boca e final prolongado.
Escreverei artigo com detalhes oportunamente. Todos os vinhos muito estruturados e de grande agradabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário