segunda-feira, 28 de junho de 2010

VINUS 2010 - LICOR URUGUAIO É DUPLO OURO

A VINUS 2010 do bicentenário da Argentina, dirigida pelo grande batalhador pela cultura do vinho, Dr. Raul Castellani, foi realizada em Mendoza, de 17 a 19 de maio, atingindo novamente um grande sucesso pois reuniu próximo de 500 amostras de 27 países.

Muitas foram as novidades e ocorreu um interessante conjunto de premiações que bem demonstram o crescimento do vinho e licores em novas fronteiras vitivinícolas mundiais.

Uma das gratas surpresas ficou por conta de um excelente licor uruguaio que arrebatou a premiação de duplo ouro.



O Rubino, licor de uva Merlot, elaborado pela Schettiini liquore fini, que apesar de novidade, já tem história para contar!

Em 1997, Walter Schettini, neto de imigrantes italianos no Uruguai, atendendo aos apelos de sua tradição, iniciou a formação de pequeno vinhedo familiar com 6 hectares em San Jose, caminho de Montevideo para Colonia, próximo das margens do rio da Prata, em uma província vinícola já consolidada.

Visitando parentes na Itália, tomou conhecimento de um licor de produção familiar, receita secreta, que por gerações aqueceu os corações dos Schettini.

Com o vinhedo de Merlot e a receita da família, os Schettini uruguaios lançaram-se à elaboração de um licor artesanal de cor rubi, com reflexos delicados na cor âmbar,de aromas e sabores marcados pela ameixa preta, toques de cravo e fundo de cerejas maduras, boca delicada apesar dos 28% de graduação alcoólica.

Com sobremesas mostrou-se harmonioso, complementando os sabores de bolo de chocolate e trufas.

Não sei quando que chega ao Brasil mas se houver interessado aqui vai a indicação para acessá-los: consultas@schettini.com.uy.

Nenhum comentário: