sábado, 8 de agosto de 2009

NA SBAV-SÃO PAULO, UMA NOITE HÚNGARA

No dia 27 de julho, na SBAV-São Paulo, tivemos um jantar harmonizado pelo médico José Oswaldo Borges Cruz, cozinha coordenada por Lizzy e Manica, que trouxe o deleite dos Cárpatos, insinuando som de violinos e as vibrantes cores ciganas. A tipicidade dos pratos cumpriu o papel de destacar os vinhos de diferentes maneiras.

Para a recepção, foi servido um espumante brut, Törley Dry, com traços de melão e abacaxi, sobre uma acidez bem comportada.

Como entrada, três patês (fígado, ricota ao dill e páprica) que se combinaram diferentemente com os vinhos: o branco Aranymetszés-Balatoni, da casta Irsai Oliver, elegantemente aromática, o Versztergombi Bikavér, tinto de corte com rusticidade que pede acompanhamento, e o Mátrai Muskotály, vinho branco suave, amoscatelado.

O primeiro prato foi um delicioso filé de peixe ao molho branco, bechamel com sotaque húngaro, aromatizado com dill e enriquecido com creme de leite. Foi servido com a tradicional salada de pepino salpicada de páprica. O vinho de ótima harmonização, o Tokaji Härslevelú, um branco seco delicado e muito interessante.

O segundo prato trouxe carne com molho. A maciez e o sabor da carne (patinho) foram apurados durante horas de fogo brando. Para acompanhamento, a massinha húngara cuja aparência lembra nosso nhoque, mas não leva batata. O vinho escolhido foi um vinhaço! O tinto Vesztergombi Kékfrankos Barrique, foi um sucesso só e com o prato.

Como sobremesa, outra tradição magiar, o rocambole de nozes. É claro que o vinho foi o maravilhoso Tokaji Aszú 3 puttonyos.

(que saber mais: joborgescruz@globo.com / vinhosgyorgy@terra.com.br )

Nenhum comentário: