sexta-feira, 25 de setembro de 2009

RENATO FRASCINO: HARMONIZAÇÃO NA SBAV

A SBAV - Associação Brasileira dos Amigos do Vinho - está oferecendo cursos estruturados para os apreciadores de vinho e para os profissionais da enogastronomia. No Curso Básico que se encerrou no dia 23 p.p., os conceitos apresentados nas aulas anteriores foram fechados com uma sessão de harmonização conduzida por Renato Franscino, expert dos aromas e velho estudioso de vinho.

Começando com uma conceituação clara e objetiva, Renato viajou pelas dificuldades e pelas facilidades dos casamentos enogastronômicos.

Começou com o árduo caminho de casar (e não há casamento aceitável!) rúcula, alcachofra, chocolate amargo e gorgonzola, com vinhos tintos potentes. Todo mundo fez caretas mas aprendeu o que é uma harmonização defeituosa!

Depois ele passou para os casamentos agradáveis. Mostrou a afinidade do canapê de salmão com um Sauvignon Blanc ou com um Espumante Brut.

Com o pessoal mais animado, tratou de servir um risoto ao funghi que se deu muito bem com um Chardonnay australiano com passagem pela madeira ou um Carmenère chileno. As opiniões se dividiram por uma mera questão de gosto pessoal.

Para finalizar, o Renato mandou sobremesa bem doce, quindim que fez casamento perfeito com um Porto Tawny.

Parabéns Renato Frascino! Todo mundo adorou!

Nenhum comentário: