terça-feira, 8 de novembro de 2011

MIOLO WINE GROUP ABRE LOJA NA CHINA

A Miolo Wine Group é uma das principais vinícolas brasileiras produtoras de vinhos finos que desde sua fundação focou sua produção exclusivamente em vinhos elaborados a partir de castas viníferas européias. Essa característica estabelece que a Miolo participou efetivamente do nascimento do moderno vinho brasileiro.

Essa figura reveste-se de grande importância ao considerarmos que de vitivinicultura vuinífera paupável o Brasil não tem mais do que 40 anos, sendo que foi a década de 1990 que disparou a arrancada para produção maior de vinhos finos.

A partir da consolidação de um volume mínimo de vinhos finos, as vinícolas brasileiras vêm atendendo em parte ao mercado interno, embora em proporção inferior aos vinhos importados. Pelo nível de qualidade alcançado já se tem exportações de pequenas quantidades para muitos países do mundo.

Uma vez viajando no centro europeu, apanhei uma garrafa de vinho brasileiro, por sinal bem cara, e perguntei a razão da disponibilização de vinhos brasileiros. A resposta foi que eles eram exóticos para clientes.

LOJA MIOLO WINE GROUP EM SHANGHAI, CHINA

Algumas das principais vinícolas brasileiras, Casa Valduga, Miolo, Aurora, por exemplo, extenderam a abrangência de suas fontes de produção para outros países, inaugurando uma fase de internacionalização de suas atividades.

Agora, a Miolo é a primeira vinícola brasileira a estabelecer loja de comercialização dos seus rótulos na China, mais especificamente na cidade de Shanghai, a maior daquele país. A China se projeta para alcançar a sexta colocação entre os maiores consumidores mundiais até 2014, segundo relatório deste ano da Vinexpo.

A empreitada é uma iniciativa da empresa chinesa Ningbo Ke Peng, importadora exclusiva da Miolo: "Os vinhos brasileiros ainda são novidade na China, mas já despertam a simpatia de quem os degusta".
A iniciativa foi da empresa local Ningbo Ke Peng, importadora exclusiva da Miolo, que tem a seguinte opinião: “Os vinhos brasileiros ainda são novidade na China, mas já despertam a simpatia de quem os degusta".

A Miolo Wine Group vem atuando na China há cerca de um ano, para onde já embarcou cerca de 40.000 garrafas. Não é significativo diante das dimensões do consumo chinês, mas para o Brasil é uma venda muito importante. A loja oferece os rótulos de primeira linha da Miolo como Lote 43, Quinta do Seival, Castas Portuguesas e Merlot Terroir.


De acordo com o documento divulgado pela Vinexpo, o consumo de vinhos dobrou na China entre 2005 e 2009, chegando a 1,156 bilhões de garrafas. Apesar de ser o país mais populoso do mundo, o consumo per capita ainda é pequeno - apenas um litro por ano, o que configura um grande potencial de crescimento segundo a gerente de Relações Internacionais da MWG, Morgana Miolo. “A grande vantagem de uma loja da Miolo em Shanghai é a visibilidade que teremos e a oportunidade do consumidor chinês encontrar os rótulos da Miolo em um local exclusivo, onde poderá conhecer melhor nossos vinhos”, afirma ela.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

VINHOS DO BRASIL - UMA VISÃO CRÍTICA

O Brasil é um dos poucos países do mundo que produzem vinhos de mesa, assim chamados aqueles vinhos não finos, elaborados a partir de castas híbridas americanas como a Isabel, a Niágara e outras. O que diferencia o conjunto do vinho brasileiro dos outros países produtores é que ele é constituído de uma grande porcentagem de vinhos de mesa e uma quantidade relativamente pequena de vinhos finos.

Em núneros bem aproximativos a produção interna está distribuída em 60 milhões de vinhos tranquilos e espumantes finos, contra 240 milhões de vinhos e espumantes de mesa. Considere-se a produção não oficial, normalmente, vinhos de mesa vendidos sem documentação, estimativa de 15 milhões. O consumo anual de vinhos finox é completado pela importação em torno de 80 milhões e do contrabando, por baixo, uns 15 milhões.

Temos, pois, um consumo nacional anual estimado em torno de 410 milhões de vinhos e exportamos algumas quantidades pequenas. A composição de vinhos finos vem aumentando pela evolução do consumo e pela redução da produção de vinhos de mesa.

O mercado consumidor brasileiro mostra-se crescente e está chamando a atenção de muitos países produtores que vêm fazendo eventos de divulgação dos seus vinhos.

Em resumo, o Brasil é um dos poucos países do mundo em que se pode investir em vendas crescentes de vinhos finos.