quinta-feira, 30 de junho de 2011

DELIZIANDO - DELÍCIAS ITALIANAS DA EMILIA-ROMAGNA

O Projeto Deliziando traz pela primeira vez para São Paulo de 11 a 13 de julho de 2011, no Hotel Renaissance, os melhores e mais tradicionais sabores dos produtos agroalimentarers da Emilia-Romagna (Itália), possibilitando que se aprecie uma das mais tradicionais gastronomias do mundo.

O evento é organizado pela Unioncamere, Regione e Enoteca da Emilia-Romagna, com o apoio do Desk Promec Modena, e vem ao Brasil com oito produtores locais, que apresentam a excelência do que produz na enogastronômica da Emilia-Romagna, em especial, os vinhos.

A pequena amostra visa desenvolver e criar oportunidades de negócio para empresas da região e consolidar a presença dos produtos italianos em mercados potenciais, como o Brasil. Na programação palestras e workshops com profissionais do setor, rodadas de negócio com importadores/ operadores locais e degustações, incluirão visitas técnicas aos mais representativos pontos de venda e empórios da cidade.

Reconhecidos e apreciados em todo o mundo, a produção típica da região Emilia-Romagna, destaca-se pela diversidade e excelência de seus produtos como tradicionais vinhos, aceto balsâmico, famosos queijos, embutidos especiais e azeites.

A qualidade é garantida por uma série de certificados como o D.O.P. (Denominação de Origem Protegida), I.G.P. (Indicação Geográfica Protegida), D.O.C. (Denominação de Origem Controlada), D.O.C.G. (Denominação de Origem Controlada e Garantida) e I.G.T. (Indicação Geográfica Típica), entre outros.

Estarão participando os seguintes produtores: CANTINA DI SORBARA; AZIENDA AGRICOLA ZANASI; GRUPPO CEVICO SOC COOP AGRICOLA; FATTORIA DEL MONTICINO ROSSO DI ZEOLI ANTONIO; AZIENDA AGRICOLA GAGGIOLI MARIA LETIZIA; FATTORIE VALLONA; AZ. AGR. BOTTI DI FABIO BOVINA; AZIENDA VINICOLA ENIO OTTAVIANI & C. SNC.

O projeto Deliziando oferece às empresas, em especial desta região da Itália, oportunidades reais no desenvolvimento de projetos de exportação e internacionalização de seus produtos. Atualmente a Emilia-Romagna é responsável por um sexto do total das exportações italianas no setor.

O projeto já percorreu importantes mercados como Reino Unido/ Irlanda; Norte da Europa - Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega; Áustria e Europa Oriental - Rússia, Bulgária, Polónia, República Checa, Hungria; Hong Kong e Cingapura. Os três primeiros grupos são mercados já consolidados, em que as atividades promocionais foram realizadas pelo menos nos últimos três anos e os demais são mercados potenciais, para a promoção e a introdução dos alimentos e vinhos da Emilia-Romagna.

No Brasil, as atividades de promoção foram iniciadas com a visita de uma delegação brasileira à Feira Vinitaly (Verona – Itália), em abril, e à Feira de Parma, em junho deste ano. Ainda, está programado, para o segundo semestre de 2011, ações em supermercados e lojas do setor e seminário sobre o mercado de vinho no Brasil, a ser realizado em fevereiro de 2012, na Itália.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

CERVEJAS DO MUNDO - UMA FESTA DOS SENTIDOS

A degustação seguiu os passos para avaliação objetiva das cervejas. Taças transparentes e preenchidas corretamente a 45° até a formação do colarinho de espuma. A ficha de degustação adotada foi a desenvolvida pelo Blog Todovinho para esta finalidade: Aparência (cor, espuma e transparência), Paladar (ataque de boca. sabor e Amargor), Olfato (aromas e cheiros defeituosos). A escala de notas de 0 a 100.

Cervejas degustadas:

1. Birra Moretti, premium lager, Heineken Itália, Itália, 4.6% de álcool - cor amarelo, espuma branca de aspecto cremoso, ótima transparência, ataque de boca com média cremosidade, crescimento médio sobre a lingua, amrgor leve e agradável, aromas ácidos e de pão. Sem aromas defeituosos. Nota 84.

2. Amstel Pulse, premium lager, Amster, Holanda, 4.7% de álcool - amarelo dourado mais intenso., espuma branca cremosa, ótmo ataque de boca, muito cremosa, bom crescimentosobre a lingua, amargor correto, aromas fermentários, tabaco, azeitona e fruta tropical. Sem aromas defeituosos. Nota 90.


3. Edelweiss, weissbier (trigo), Hefbrau, Áustria, 5.5% de álcool - amarelo dourado médio, média cremosidade e bom crescimento sobre a lingua, baixo amargor, aromas de cravo, canela, anis e frutas. Sem aromas defeituosos. Nota 86.

4. Irish Red, red ale, Murphy's, Estados Unidos, 5% de álcool - cobre claro, espuma cor de palha, cremosa, boa transparência, ótima cremosidade e médio crescimento sobre a lingua, médio amargor agradável, aromas de cravo, banana e pão. Sem aromas defeituosos. Nota 88.



5. Irish Stout, stout, Murphy's, Inglaterra, 4% de álcool - Marrom escuro, espuma cremosa na cor creme, sem transparência (corpo de cor intensa), muita cremosidade na boca, médio crescimento sobre alingua, forte e agradável amargor, aromas de chocolate, tabaco e banana. Sem aromas defeituosos. Nota 88.


6. Xingu, cerveja escura premium, CKRR, Brasil, 4% de álcool - Marrom, espuma cremosa de cor creme com toques de marron, superfície irregular do colarinho, ataque meio cremoso, médio crescimento sobre a lingua, baixo amargor, aromas de pão e leve banana. Sem aromas defeituosos. Nota 84.



Conclusão: painel de cervejas de boa qualidade com diferentes níveis de agradabilidade.

(maiores informações sobre cervejas: antonio.montano@bm.com)