sábado, 17 de outubro de 2009

SANJO LEVA SBAV PARA SÃO JOAQUIM

Nos dias 13, 14 e 15 de outubro, a SANJO, que elabora vinhos finos na altitude catarinense de São Joaquim, coordenou um Curso Básico de Vinhos da SBAV, ministrado por Sérgio Inglez de Sousa, para uma platéia de 35 pessoas.

O programa do curso varreu 60 milhões de anos da uva e os 10 mil anos do vinho, mostrando a migração das ampelídeas conformando as três grandes famílias de videiras: viníferas, americanas e sino-siberianas.

A expansão das Vitis viniferas através do Mediterrâneo e pelo interior europeu, consolidou
A classe degustou e comentou 14 vinhos...

























as múltiplas variedades viníferas como as francesas Cabernet Sauvignon e Chardonnay, as italianas Nebbiolo e Sangiovese, a espanhola Tempranillo e Garnacha, as portuguesas Castelão e Touriga... e assim por diante.

A arquitetura da qualidade dos vinhos, cuja base está nos vinhedos, foi detalhada mostrando os tratos culturais e a hora certa da colheita. Nas adegas, os processos de produção dos diferentes estilos de vinho: branco, rosém, tinto, fortificado e espumantes.

Em todas as aulas foram degustados vinhos de várias procedências para ilustrar os distintos estilos e a melhor forma de descrever sua qualidade através da degustação.

No próximo módulo, o curso abordará a enografia do Velho Mundo, descrevendo legislação dos principais países europeus e degustando seus vinhos.

Nenhum comentário: