quinta-feira, 24 de junho de 2010

CONCURSO DE VINHOS DO BRASIL INFORMATIZADO

O 5° Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, promoção da Associação Brasileira de Enologia (ABE), evento que acontece nos anos pares, será realizado no período de 5a 8 de julho no Hotel & SPA do Vinho Caudalie, no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves.

Seguindo sua tradição de entidade inovadora, a ABE vai colocar este concurso ao lado dos mais avançados do mundo, tornando-se mais um no grupo de vanguarda mundial .Ocorre que pela primeira vez no Brasil um concurso de vinhos será totalmente informatizado. A exemplo do que acontece nos maiores concursos internacionais, a medida vem para garantir maior agilidade e segurança, principalmente na soma das notas parciais emitidas pelos avaliadores.

Concebido a muitas mãos especialmente para o evento, o sistema permite ao avaliador selecionar uma nota numérica para cada descritor, conforme ficha oficial da Organização Internacional da Uva e do Vinho (O.I.V), seguindo a análise visual, olfativa e gustativa. Ao final, o programa processa as notas e emite o resultado, que pode ser visto apenas pelo próprio degustador e pelo presidente da mesa. A soma das notas de cada júri é revelada apenas ao presidente da mesa. Isto significa que cada avaliador só vê a sua nota. Além disso, além da degustação ser às cegas, o sistema é totalmente codificado, fornecendo o número de cada amostra, seu tipo e safra. Cabe ao presidente de cada mesa liberar a amostra para análise e encerrar o processo de votação.

Com isso, a totalização geral do concurso não sofre interferência humana, além de ser imediata. O sistema, desenvolvido pelo diretor da ABE, enólogo Leocir Bottega, segue as normas oficiais da O.I.V. que determinam a premiação para 30% das amostras inscritas. “O ranking das premiações é emitido, imediatamente, assim que todas as notas forem lançadas”, assegura Bottega. Durante todas as degustações, será fornecido um notebook para cada avaliador.



Muito boa essa da ABE, muito bom trabalho do Leocir! (o segundo da direita para a esquerda)

Para garantir a eficácia em todo o processo, a ABE estará realizando testes práticos durante esta semana. O sistema é resultado de uma ampla discussão entre os membros da entidade, que vêm trabalhando no assunto desde o mês de janeiro. “Com a experiência de nossos enólogos, que participam em concursos internacionais realizados anualmente, temos a certeza de que não descuidaremos de nenhum detalhe para garantir o sucesso do evento”, destaca o presidente da ABE, enólogo Christian Bernardi.

Nenhum comentário: