quarta-feira, 2 de junho de 2010

PREMIO DO VALE DOS VINHEDOS

Na sua segunda edição, este evento que decorre do trabalho de um painel de degustadores, formado por representantes das vinícolas participantes, convidados especiais, experts no assunto e jornalistas nacionais, vai selecionar e eleger os melhores vinhos entre os inscritos.

A degustação pública é desenvolvida às cegas na tarde do dia 4, próxima sexta feira, e melhores vinhos do Vale dos Vinhedos serão conhecidos no mesmo dia à noite, durante o jantar de premiação que será realizado no Hotel & Spa do Vinho Caudalie.

Esta é a 2ª edição do Prêmio Vinhos do Vale dos Vinhedos, que tem o objetivo de evidenciar a evolução qualitativa dos vinhos elaborados pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos.

Será uma excelente oportunidade para demonstrar ao mercado e ao grande público a evolução qualitativa do vinho elaborado no Vale dos Vinhedos, não apenas pela oportunidade de degustar as novidades das vinícolas, mas também porque três grandes vinhos serão conhecidos num evento de expressão nacional.

Apenas os três vinhos vencedores serão divulgados nas categorias Tinto, Branco e Espumante. Em caso de uma mesma vinícola vencer em duas categorias, será premiado o vinho com maior número de copos (bichieri)ou pontos, cedendo o prêmio ao segundo melhor colocado na respectiva categoria.

As vinícolas vencedoras em 2009 (Pizzato, Miolo e Cordelier) passarão o troféu itinerante para o vencedor da atual edição, recebendo um troféu de mérito permanente elaborado por um dos artistas do Vale – Postal ou Claudia Giordani. Para se tornar proprietária do troféu, é necessário que a mesma vinícola vença o prêmio por três anos consecutivos.

Promovido pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), o concurso evidencia o terroir da região, enaltecendo a identidade do vinho que é elaborado na região. Tanto que somente podem participar vinhos de variedades tintas e brancas, além de espumantes, que seguem os preceitos de uso da Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.).

Nenhum comentário: