quinta-feira, 10 de junho de 2010

SOB O SIGNO DA QUALIDADE DA PIZZATO


Quando visitei pela primeira vez a Pizzato, com suas instalações singelas mas servidas de técnica e tecnologia, experimentei o Merlot 1999, que estaria sendo lançado dentro em breve. Foi amor à primeira vista, nariz e boca! Elogiei muito porque procurei sempre ter opinião única, na vinícola e na mídia.A Jane Pizzato me deu uma caixa, digamos a primeira caixa de Merlot 99 que saiu da Vinícola.

De volta a São Paulo elogiei o vinho em uma das minhas colunas. Um amigo de outra revista me telefonou: Escuta, o pessoal te oferece um churrasco de javali e você já vem rasgando elogios? Engoli a brincadeira e, alguns meses depois, essa revista fez um painel de degustação às cegas de uns 15 vinhos, apenas três receberam "ouro", entre eles, Merlot PIzzato 99. Telefonei ao meu amigo perguntando se ele havia recebido um "caminhão de carne de javali"...

Bem mais tarde, visitando Ivo Pizzato, ele me conduziu a um tanque para provar um vinho "que vou usar para corte". Provamos em silêncio, pedi mais e provei com o fundo da minha alma. "Você não está vendo que este vinho tem pesonalidade?". "Sim, mas será que ele pode sair varietal?". "Ivo, atenda aos desejos do público louco por novidades, louco por novas castas". Estava al´pe determinado o lançamento do Pizzato Egiodola! Foi um sucesso

Semana passada esta eu no SPA Europa e a Jane foi me buscar para uma visita rápida às instalações reformadas da Pizzato. Degustação: Espumante Brut Rosé e Espumante Brut, dois champenoise de primeira, Espumante Fausto, frescor e delicadeza; a linha Fausto Cabernet Sauvignon e Merlot, vinhos prontos para tomar; a linha Pizzato com O Merlot 05, Egiodola 06, Alicante Bouschet 04 (vivo, muito agradável, um dos melhores que já tomei!), Tannat 05 (muito interessante), e o Concentus.

Já estava satisfeitíssimo com os vinhos degustados, relembrando todas as vezes que me encantei com a viticultura e a enologia da Pizzato...quando a Jane me ofereceu o Merlot DNA 99, robusto, incisivo, carnudo, boca equilibrada e longa.

Confesso que remocei 10 anos e revivi o Merlot 99 revigorado, redesenhado, um grande vinho brasileiro!

Nenhum comentário: