sábado, 28 de julho de 2012

UM LANÇAMENTO MUITO INTERESSANTE DE VINÍCOLA ESPANHOLA



TERRAS GAUDA is marketing its 2011 vintage of the Albariño varietal with the picture of a sailor on its label, created by German designer Sebastian Büsching.



Spanish winery TERRAS GAUDA has recently launched ABADÍA DE SAN CAMPIO 2011 with an innovative design on its label, matching the poster that won 1st prize at a recent edition of the Francisco Mantecón International Advertising Poster Design Award Competition, the only event of its kind organized by a winery on an international level.



The new label of the Albariño varietal ABADÍA DE SAN CAMPIO was designed by German artist Sebastian Büsching, and was selected by a panel of judges from among more than 1,600 posters submitted by graphic artists from five continents in 2010.



The O Rosal Winery is marketing the entire 2011 vintage of ABADÍA DE SAN CAMPIO with a design that, like the Francisco Mantecón Competition, brings together Art and Wine.



ABADÍA DE SAN CAMPIO 2011 (100% Albariño) is characterised by a clean, intense fruity bouquet, brought out by its cold maceration process. In the mouth, its fresh, sparkling acidity stands out, accompanied by an affable smoothness that makes it a balanced, friendly, cheerful and very fresh wine. White fruits are evident in its full-bodied aftertaste, and it provides a long-lasting, decidedly fruity finish.



TERRAS GAUDA wineries market 1.5 million bottles of TERRAS GAUDA, TERRAS GAUDA black label, ABADÍA DE SAN CAMPIO and LA MAR wines (produced with Caíño Blanco), in 50 international markets.



The TERRAS GAUDA Group is also formed by QUINTA SARDONIA (Sardón de Duero, Valladolid), the producer of high-end wines based on biodynamic QS and QS 2 principles, and Bodegas PITTACUM (D.O. Bierzo), which produces the 100% Mencía wines PITTACUM Barrica and PITTACUM AUREA, the rosé 3 OBISPOS and LA PROHIBICIÓN (with red Grenache from 100-year-old vineyards).



More information: TERRAS GAUDA Communications Department – 981 227 200 / 686 164 413 / 609 830 492

                                   E-mail: comunicacion@terrasgauda.com / Web: www.terrasgauda.com                 

FISAR - CURSOS PROFISSIONAIS EM AGOSTO


Escola de Gastronomia
Universidade de Caxias do Sul
(54) 3292 1188 / 3071 -
gastronomia@ucs.br

Enoapaixonados que querem ser profissionais.
Profissionais que querem certificar a própria profissão!



CURSO DE SOMMELIER INTERNACIONAL FISAR - Formação Bàsica - XXVI TurmaDe 27 de agosto a 01 de setembro de 2012 , das 9h às 12h30min e das 17h
Investimento: Valor à vista R$ 3.150,00 ou 1+1 R$ 1.596,00
Veja na página: http://www.ucs.br/site/ucs/extensao/escola_de_gastronomia/capacitacao/cursos/07


WORKSHOPS PARA GOURMET FISAR - Técnica de harmonização da pizza com o vinho29 de agosto de 2012, das 18h às 21h30min
Da teoria à prática: Degustação guiada e harmonização dos pratos
Investimento: Valor à vista R$ 125,00
Veja na página: http://www.ucs.br/site/ucs/extensao/escola_de_gastronomia/oficinas/cursos/24


WORKSHOPS PARA GOURMET FISAR - Técnica de harmonização do queijo com o vinho30 de agosto de 2012, das 18h às 21h30min
Da teoria à prática: Degustação guiada e harmonização dos pratos
Investimento: Valor à vista R$ 125,00
Veja na página: http://www.ucs.br/site/ucs/extensao/escola_de_gastronomia/oficinas/cursos/25

LANÇAMENTO DA CAMPANHA EMBRATUR EM LONDRES REGADA A VINHO BRASILEIRO


O vinho brasileiro foi uma das estrelas do lançamento da nova campanha publicitária do Brasil na última quarta-feira (25), em Londres, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff. O vinho tinto Castas Portuguesas, da Miolo, acompanhou o coquetel que foi servido aos convidados da Embratur no London Film Museum. Segundo Ana Paula Kleinowski, subgerente do Wines of Brasil, projeto realizado entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o vinho escolhido para representar os rótulos brasileiros também está sendo servido nas áreas VIPS do Comitê Olímpico Inglês durante as Olimpíadas de 2012.

A promoção dos destinos turísticos brasileiros no exterior terá como slogan “O mundo se encontra no Brasil. Venha Celebrar a vida”. Além da presidenta Dilma Rousseff, a cerimônia de lançamento da campanha contou com a presença do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, do ministro do Turismo, Gastão Vieira, entre outras autoridades brasileiras.

O mote da nova campanha publicitária é o Brasil como um país que propicia experiências únicas, como o consumo de vinhos elaborados na diversidade brasileira característica, como a produção em clima tropical, temperado e frio.

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO NA SBAV - SP

terça-feira, 24 de julho de 2012

AURORA - MOSCATEL FAZ SUCESSO NOS ESTADOS UNIDOS


Exportados para os Estados Unidos, os espumantes Moscatel, Branco e Rosé, da Vinícola Aurora ganham destaque no mercado norte-americano, onde os consumidores estão em busca de vinhos mais leves, frescos e aromáticos.


Os dois exemplares elaborados pela Aurora foram notícia no “Sun Sentinel”, jornal muito popular na Flórida, em sua página com assuntos de gastronomia. Na matéria, assinada por Maria Murriel, o Moscatel Branco e Rosé estão descritos no texto como o “debut” do distribuidor norte-americano em vinhos espumantes com grande acerto. Diz a matéria que esse Moscatel, elaborado no Sul do Brasil, tem frescor, é agradavelmente doce e com toque de frutas, proporcionando uma opção de excelente relação qualidade-preço ao consumidor.


A Vinícola Aurora tem nos Estados Unidos seu principal mercado de exportação. Levar àquele mercado seus premiados espumantes Moscatel revelou-se uma estratégia acertada da Aurora para a conquista de consumidores naquele país, em que as tendências recentes de consumo apontam para preferências por vinhos mais fáceis de beber, frescos e frutados, em detrimento de exemplares mais encorpados e complexos.


O espumante Moscatel da Aurora, com mais de 50 medalhas em concursos internacionais, está presente nos cinco continentes.


No Brasil, os espumantes, vinhos, sucos e coolers da Vinícola Aurora podem ser encontrados em lojas do grande varejo e no comércio especializado de todo o país.

terça-feira, 17 de julho de 2012

VOCÊ PENSA QUE CACHAÇA É ÁGUA?

A cachaça artesanal de alambique vem ganhando força especialmente numa economia que se propõe a ser cada vez mais verde. Suas vantagens na presenvação ambiental têm destaque com a menor emissão de carbono para a atmosfera. A utilização de canas especiais, plantadas de forma artesanal, proporciona a conservação da biodiversidade pois não é uma atividade que demande áreas contínuas e extensivas de cana-de-açúcar, muto menos pressionam pelo desmatramento.

O Estado de Minas Gerais que é o maior produtor de cachaça (responde por 50% da produção nacional) desenvolve um Projeto Estruturador do Desenvolvimento do Agronegócio dentro do qual foca a elaboração de cachaça de alambique através de três grupos de apoio à cadeia da cachaça: Fórum da Cachaça, Câmara Técnica da Cachaça e o Projeto Estratégico da Cachaça.

O Forum da Cachaça é onde se dá a manifestação política buscando o reconhecimento e a importância da cachaça dentro das atividades agropecuárias e de desenvolvimento do estado. A Câmara Técnica da Cachaça reúne os recursos para a elaboração do Plano Setorial e conta com um comitê técnico de assessoramento integrado por profissionais especializados do governo e do setor privado. O Projeto Estratégico visa amparar as ações do governo no sentido de dar consistência e desenvolver cada vez mais a cachaça de alambique.

A AMPAQ - Associação Mineira de Produtores de Cachaça de Qualidade  é a principal entidade do segmento e desde 1988 trabalha para a valorização da bebida com a organização do setor, o estabelecimento de normas técnicas de produção e o estabelecimento de padrões de qualidade para a cachaça artesanal em Minas Gerais.

Deu para ver que cachaça não é água não!

A boa cachaça vem de alambiques e é elaborada de acordo com normas e controles técnicos rigorosos. A AMPAQ confere selos de qualidade aos produtores que atendam a todos os requisitos e oferecem cachaça de alta qualidade.


CURSOS DE CONFEITEIRO NA ESCOLA DE GASTRONOMIA - UCS / ICIF


CURSO DE CONFEITEIRO FORMAÇÃO BÁSICA - NÍVEL I

Inscrições na página: http://www.ucs.br/site/ucs/extensao/escola_de_gastronomia/capacitacao/cursos/05

Somente até dia 05 de Agosto

Aulas: De 21 a 24 de agosto de 2012 De terça a sexta-feira das 9h às 12h30min e das 13h30min às 17h - Carga horária de 32 horas

CURSO DE CONFEITEIRO FORMAÇÃO BÁSICA - NÍVEL II

Inscrições na página: http://www.ucs.br/site/ucs/extensao/escola_de_gastronomia/capacitacao/cursos/10

Somente até dia 05 de Agosto!

Aulas: De 27 a 30 de agosto de 2012 De segunda a quinta-feira das 9h às 12h30min e das 13h30min às 17h - Carga horária de 32 horas

CURSO DE CONFEITEIRO AVANÇADO

Inscrições na página: http://www.ucs.br/site/ucs/extensao/escola_de_gastronomia/aperfeicoamento/confeitaria/10

Até dia 19 de Agosto!

Aulas: De 11 a 14 de setembro de 2012 De terça a sexta-feira das 9h às 12h30min e das 13h30min às 17h ? Carga horária: 32 horas

Mais informações com:  Dyeine - ESLAG  (54) 3292 1188 / 3071

domingo, 15 de julho de 2012

PERINI BRILHA NO 6° CONCURSO INTERNACIONAL DE VINHOS DO BRASIL

A Vinícola Perini ganhou cinco medalhas no 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, realizado de 3 a 6 de julho, em Bento Gonçalves (RS). Foram duas medalhas de ouro – para os rótulos Perini Fração Única Merlot, safra 2010, e Casa Perini Tannat, também 2010. Outros três produtos da Perini ganharam medalha de prata: Casa Perini Merlot 2010, Perini Solidário (Cabernet Sauvignon/Merlot), safra 2010, e Casa Perini Espumante Prosecco Brut. “A Perini foi a única vinícola brasileira que conquistou quatro medalhas nos vinhos tintos. O resultado comprova que o terroir do Vale Trentino, em Farroupilha, é muito propício para a produção desse tipo de bebida e não só para a elaboração de grandes espumantes”, destacou o gerente comercial da vinícola, Franco Perini.

Para o executivo, conquistar tamanho reconhecimento no 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil é importante para a ampliação do prestígio da Perini no mercado, pois o evento destaca vinhos que já estão à disposição do público. “Ao sabermos que todos os produtos premiados estão em comercialização e disponíveis no mercado, podemos falar que os próprios consumidores podem comprovar, agora, a excelente relação de custo e benefício dos vinhos e espumantes da Perini”, afirmou.

O Concurso
Esta foi a maior edição do Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, responsável neste ano pela avaliação de 503 amostras vindas de 17 países. A recém-eleita presidente da OIV (Organização Internacional do Vinho), Claudia Quini, esteve entre os jurados. Foram distribuídas 148 medalhas, ou seja, 30% dos rótulos inscritos na competição, que foram avaliados por um júri de 45 degustadores de 11 nacionalidades. “Tenho acompanhado a evolução dos vinhos do Brasil, hoje reconhecidos no mundo inteiro. Sinto-me feliz em poder iniciar minha trajetória como presidente da OIV aqui”, disse a dirigente. Durante o evento, mais de 200 apreciadores também tiveram a oportunidade de saborear os vinhos.


Medalhas da Perini no 6º internacional vinhos do Brasil:


Medalha de Ouro:

- Perini Fração Única Merlot 2010

- Casa Perini Tannat 2010


Medalha de Prata:

- Casa Perini Merlot 2010

- Perini Solidário Cabernet / Merlot 2010

- Casa Perini Espumante Prosecco

CONCURSO MUNDIAL DE BRUXELAS - VERSÃO BRASIL - 2012

O Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil - Concurso Mundial de Bruxelas-Brasil (CMBB) encerrou sua 9a. edição na quarta-feira, dia 4 de julho, com cerimônia de premiação dentro do Resort Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), local em que as avaliações foram realizadas, durante 3 dias. O concurso avaliou mais de 220 amostras, com um júri formado por experts brasileiros e estrangeiros, com larga experiência em analise de vinhos, que vieram do Chile, Uruguai, Canadá, da Suíça e Bélgica.

Do total de amostars avaliadas, segundo os critérios internacionais do Concurso Mundial de Bruxelas, 30% receberam medalhas (entre Grande Ouro, a distinção máxima, ouro e prata), de acordo com as pontuações recebidas pelos jurados. Foram entregues 11 medalhas Grande Ouro (sendo duas para cachaças), 28 medalhas de ouro (das quais 4 para destilados) e 30 de prata (s endo 8 para destilados). Segundo Baudouin Havaux, presidente do Concurso Mundial e Bruxelas que sempre está presente nas edições brasileiras, o nível dos vinhos e destilados avalaidos foi muito bom. " Os jurados deram notas muito altas, o que fez com que vinhos com 86 pontos, por exemplo, ficassem sem medalha, pois muitos outros vinhos tinham nota acima disso.



Fortalecido, o concurso cresce a cada ano, sempre com número de amostars inscritas superior às do ano anterior, o que comprova sua credibilidade junto às empresas brasileiras. O CMBB deixa o vinho e o destilado brasileiro de frente para o mercado externo, representando uma verdadeira vitrine dos produtos do Brasil- vinhos e destilados - para outros países e para o mercado interno.

Grande Medalha de Ouro

Quinta Don Bonifácio Rosé Demi Sec (Quinta Don Bonifácio)
Anima Vitis 2005 (Boscato)
Kranz Cabernet Sauvignon 2009 (Vinícola Kranz)
Icewine Pericò Rosé Licoroso 2009 (Vinícola Pericó)
Dezem Atmo Cabernet Sauvignon 2005 (Dezem Vinhos Finos)
Casa Valduga Leopoldina Gran Chardonnay (Casa Valduga)
Marcus James Espumante Brut (Cooperativa Vinícola Aurora)
Basaltino Pinot Noir 2011 (Vinícola Pericó)
Suzin Cabernet Sauvignon 2008 (Suzin)

Cachaça Cigana Envelhecida 12 anos (R. Fernandes & Amp; Cia-PB)
Cachaça Porto Morretes Tradição Orgânica (Agropecuária Marumbi Porto Morretes - PR)

Medalhas de Ouro

Kranz Cabernet Sauvignon 2008 (Vinícola Kranz)
Boscato Pinot Noir 2010 (Vinícola Boscato)
Cave Antiga Espumante Moscatel 2012 (Cave Antiga)
Miolo Cuvée Giuseppe Merlot-Cabernet Sauvignon 2010 (Vinícola Miolo)
Marco Luigi Grande Reserva Cabernet Sauvignon 2006 (Vinicola Marco Luigi)
Salton Flowers Demi sec (Vinhos Salton)
Quinta da Neve Sauvignon Blanc 2011 (Quinta da Neve Vinhos)
Quinta da Neve Cabernet Sauvignon - Merlot 2010 (Qui nta da Neve Vinhos)
Cave Pericó Brut (Vinícola Pericó)
Cave Antiga Brut Chardinnay 2011 (Cave Antiga)
Casa Valduga Leopoldina Premium Merlot 2010 (Casa Valduga)
Núbio Sauvignon Blanc 2011 (Sanjo)
RAR Collezione Pinot Noir 2011 (Vinícola Miolo)
Peruzzo Extra Brut Champenoise (Vinícola Peruzzo)
Quinta Don Bonifácio Brut (Quinta Don Bonifácio)
Maestrale Rosé Brut 2008 (Sanjo)
Dunamis Cabernet Franc 2011 (Dunamis)
Quinta da Neve Pinot Noir 2010 (Quinta da Neve)
Salton Volpi Merlot 2008 (Vinhos Salton)
Toril Cabernet Sauvignon 2008 (Vinícola Hiragami)
Kranz Sauvignon Blanc 2011 (Vinícola Kranz)
Casa Venturini Tannat Reserva 2009 (Vinícola Góes e Venturini)
Miolo Reserva Tempranillo 2011 (Vinícola Miolo)
Salton Talento 2007 (Vinhos Salton)

Cachaça Lundo Gold (Weber Haus e Cia-RS)
Union Club Whisky (Union Distillery)
Cachaça Itagibá Descansada (Itagibá-BA)
Cac haça Porto Morretes Ouro Orgânica (Agropecuária Marumbi Porto Morretes)

Medalhas de Prata

Casa Pisani Brut Chardonnay (Casa Pisani)
Terranova Late Harvest 2008 (Ouro Verde)
Salton Desejo Merlot 2007 (Vinhos Salton)
Vinhas Velhas Tannat 2011 (Vinícola Almadén)
Miolo Seleção Tempranillo-Touriga 2011 (Vinícola Miolo)
Dunamis Cor Merlot-Cabernet 2011 (DunamisVinhos)
Panizzon Cabernet Sauvignon 2009 (Sociedade de Bebidas Panizzon)
Abreu Garcia Chardonnay 2010 (Abreu Garcia)
Salton Volpi Cabernet Sauvignon 2009 (Vinhos Salton)
Peruzzo Sensus Cabernet Sauvignon 2010 (Vinícola Peruzzo)
Casa Valduga Raízes Premiun Cabernet Franc 2010 (Casa Valduga)
Aurora Prosecco (Cooperativa Vinícola Aurora)
Lovara Cabernet Sauvignon 2011 (Lovara Vinhos)
Peruzzo Cabernet sauvignon 2008 (Vinícola Peruzzo)
Abreu Garcia Cabernet Sauvignon-Merlot 2009 (Abreu Garcia)
Casa Valduga Brut 130 (Casa Valduga )
Suzin Brut Rosé 2011 (Suzin)
Cave Antiga Brut Prosecco 2012 (Cave Antiga)
Antonio Dias Merlot 2010 (Antonio Dias Vinhos)
Casa Valduga Raízes Premium Sauvignon Blanc 2012 (Casa Valduga)
Antonio Dias Cabernet Sauvignon 2009 (Antonio Dias Vinhos)
Il Vino Venerabile Cabernet Sauvignon 2006 (Cave Antiga)

Cachaça BI-destilada Bucco (Casa Bucco - RS)
Cachaça Tradicional Flor do Vale (Canasul Flor do Vale - RS)
Cachaça Prata (Weber Haus - RS)
Cachaça porto Morretes Prata Orgânica (Marumbi Porto Morretes-PR)
Cachaça Casa do Engenho Premium (Casa do Engenho)
Grappa Casa Bucco Envelhecida (Casa Bucco - RS)
Cachaça Pendão Amburana (Organizações Viotti-MG)
Cachaça Itagibá Ouro (Itagibá - BA)