sexta-feira, 9 de agosto de 2013

VI VINUM BRASILIS REÚNE MAIS DE 350 RÓTULOS EM BRASÍLIA

 
Brasília será a capital do vinho brasileiro nos dias 14 e 15 de agosto, quando a VI Vinum Brasilis receberá 40 vinícolas nacionais na Faculdade de Gastronomia do IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília). A maior feira exclusiva de vinhos brasileiros acontecerá na Capital Federal ao lado do 25º Congresso Nacional da Abrasel. “Teremos, em um só local, os proprietários dos melhores restaurantes de todo o Brasil e os alunos, ex-alunos, chefs e futuros chefs de cozinha da principal escola de gastronomia de Brasília”, destaca o organizador da Vinum Brasilis, Petrus Elesbão.

Pela primeira vez estarão presentes vinícolas da Campanha Gaúcha (Dunamis e Irmãos Camponogara) e de Minas Gerais (Estrada Real). Outras três empresas farão sua estreia na Vinum Brasilis – Aracuri (Campos de Cima da Serra), Santo Emílio (Santa Catarina) e Peterlongo (Serra Gaúcha). “Será a maior feira de vinhos já realizada em Brasília”, comemora Petrus Elesbão, que conta com apoio do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e da Abrasel para realizar o evento.

O público esperado também é recorde – acima de 2 mil pessoas nos dois dias da exposição dos melhores rótulos brasileiros dos principais estados produtores: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco. Será possível degustar mais de 350 vinhos, espumantes e suco de uva 100%, muitos deles recentemente premiados em concursos internacionais. “Os lançamentos do ano poderão ser degustados por todos os presentes”, afirma Petrus.

Seguindo sua característica de apoio à produção brasileira, a Vinum Brasilis terá duas novidades nesta sua sexta edição – a presença do Organique, o primeiro energético orgânico do país, elaborado com açaí, guaraná e erva-mate; e da Weber Haus, a cachaçaria mais premiada no mundo. “Tudo que é 100% brasileiro tem o nosso apoio e merece estar na nossa vitrine”, diz o organizador do evento.

Atendendo a um pedido das vinícolas e dos consumidores, este ano será permitida a venda de vinhos pelos produtores diretamente ao público. Outro serviço inédito será a oferta gratuita de internet sem frio (wi-fi) para os participantes interagirem nas redes sociais em tempo real. A Vinum Brasilis ainda tem entre suas principais atrações um estande exclusivo, comandado pelos editores do blog Decantando a Vida (Eugênio Oliveira e Antônio Coelho), com produtores brasileiros artesanais e de garagem, com degustação de rótulos inéditos. Durante toda a feira serão servidos frios e queijos especiais da Distribuidora Berigo.

Transporte Amigo

Para garantir segurança aos participantes da feira, a Vinum Brasilis promove, de forma pioneira em todas as edições, o “Transporte Amigo”, um serviço de traslado gratuito oferecido na saída do evento. As vans estarão à disposição para transportar o público do IESB com destino ao Lago Sul, Lago Norte, Asa Sul, Asa Norte, Octogonal, Cruzeiro e Sudoeste. “Queremos que todos os participantes aproveitem o evento ao máximo tendo a tranquilidade de voltar com segurança e conforto para casa”, destaca Petrus.

Histórico

O enófilo Petrus Elesbão organiza eventos com vinhos brasileiros há nove anos em Brasília. Há seis anos a feira tem o nome de Vinum Brasilis e há três conta com apoio oficial do Ibravin. Tudo começou em 2005, quando Petrus e os amigos Renzo Viggiano e Wesley Brito, companheiros da Confraria Amicus Vinum, decidiram convidar duas vinícolas para uma degustação que recebeu cerca de 100 pessoas. Com o sucesso do evento, Petrus repetiu a dose no ano seguinte e assim sucessivamente.

A consolidação veio em 2008, quando foi batizado de Vinum Brasilis. “Acredito que ajudamos a dar maior visibilidade ao vinho brasileiro nesse período. Agora, com uma imagem consolidada, especialmente na elaboração de excelentes espumantes, o evento se tornou referência obrigatória para os melhores produtores brasileiros e também para o público que aprecia bons vinhos em Brasília”, destaca Petrus. Uma prova da relevância da Vinum Brasilis é que, a cada nova edição, aumenta a cobertura nacional do evento, com críticos, blogueiros e jornalistas de outros estados indo até a Capital Federal para acompanhar a feira.

A maior Vinum Brasilis foi realizada no ano passado, com 32 vinícolas presentes e 2.000 participantes nos dois dias de sua realização. “Já virou tradição realizar um evento maior do que o anterior. Em 2014, ano de Copa do Mundo, queremos bater a marca de 50 vinícolas presentes”, projeta Petrus, um dos maiores embaixadores do vinho brasileiro no país. “A Vinum Brasilis é tão importante para o vinho brasileiro que a feira é considerada uma das etapas do Circuito Brasileiro de Degustação, realizado em várias capitais pelo país afora”, elogia o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.

Mais informações www.vinumbrasilis.com.br.

Serviço:

Data: 14 e 15 de agosto de 2013
Horários: 16h às 18h (exclusivo para imprensa e profissionais) e das 18h às 21h30 (aberto ao público)
Local: Faculdade de Gastronomia do IESB - Instituto de Educação Superior de Brasília - Av. L2 Sul 613/614, Brasília-DF
Inscrições: no www.decantandoavida.com.br (com Eugênio pelo telefone celular 61-8412-9781) e no local do evento.

Nenhum comentário: