terça-feira, 9 de julho de 2013

CONCURSO CATADOR WINE AWARDS 2013


Os concursos oficiais de vinhos estão se multiplicando e a participação vai aumentando na medida em que os produtores enxergam os desdobramentos no mercado consumidor de uma premiação.

Regional, nacional ou internacional, os eventos de classificação de vinhos conformam uma importante ferramenta de marketing e de sensibilização dos consumidores.

A mais importante competição de vinhos e licores do Chile tem uma tradição de 18 anos de realização e nesta loga jornada tem ajudado a avaliar e difundir a excelência dos vinhos chilenos nos mais distintos rincões do mundo, por meio de suas premiações respeitadas no meio enófilo. 
O evento Catad'Or W Santiago Wine Awards 2013 avaliou vinhos produzidos em 2012 por 103 produtores, envolvendo vinte profissionais internacionais de degustação técnica, dos quais, três brasileiros, uma espanhola, uma americana, uma canadense, uma colombiana, um peruano, um venezuelano e um mexicano, que se uniram aos e dez chilenos.

A equipe de vinte avaliadores foi dividido em grupos de cinco, nos quais empenharam-se na degustação às cegas durante os dias 28, 29 e 30 de junho para avaliar cerca de 300 amostras, seguindo um ritual padrão e uma ficha oficial de degustação da Organisation Internationale de La Vigne et du Vin (OIV). 
Dependendo da média de pontuação obtida por um vinho ele pode receber a “Medalla de Plata”,  a “Medalla de Oro” ou a “Gran Medalla de Oro”. Desde 2012 que o evento faz um reconheciomento ao melhor vinho tinto e vinho branco do concurso. As vinícolas participantes podem compartilhar da rodada de reuniões com os jurados estrangeiros, fato que neste ano foi realizada no dia 25 de junho.
 
Cada degustador preenche sua ficha correspondente, assina e çpassa para o coordenador do grupo que analisa e avalisa seu conteúdo. Como critério para proceder-se a premiação, a medalha de prata resulta de vinhos que alcançaram 89 pontos, ouro entre 90 e 91 pontos, e a "gran oro" aos de pontuação acima de 92.  
Medalhas Gran Oro - apenas oito rótulos atingiram o nível mais alto:

Casas del Bosque Syrah Pequeñas Producciones 2011, Vale de Casablanca
Requingua Potro de Piedra Cabernet Sauvignon/Cabernet Franc, Vale de Curicó
Aresti Family Collection Ensamblaje 2009, Vale de Curicó
La Fortuna Reserva Orgánica Cabernet Sauvignon 2011, Vale de Lontue (Curicó) Casablanca Neblus Syrah 2011, Vale de Casablanca
El Aromo Barrel Selection, Cab. Sauvignon/Carménère y Petit Verdot 2010, Vale del Maule Estampa Gold Assemblage 2009, Vale de Colchagua
Estampa La Cruz Ensamblaje 2009, Vale de Colchagua 

Medalhas Oro - foram 61 rótulos premiados:

Viñedos Calcu - Calcu Cabernet Sauvignon 2010
Viña Siegel - Single Vineyard Cabernet Sauvignon 2011
Viña Siegel - Cruzero Reserva Syrah 2011
Casas Patronales - Maucho Carignan 2011
Valdivieso - Cabalo Loco Grand Cru Maipo Andes 2011
Hacienda Araucano - Gran Lurton Cab. Sauvignon 2010


e mais 55 premiados

Medalhas Prata - foram 99 vinhos premiados:

Las Praderas - Ensamblage Varietal 2010
Maquis - Maquis Carmenère 2010

Haras de Pirque - Haras Charaster Syrah 2011
El Aromo - Aromo Reserva Privada Syrah 2010
Errazuriz - Max Reserva Carmenère 2012

e mais 94 rótulos premiados.


Melhores em categoria individual:

Melhor vinho tinto: Requingua Potro de Piedra 2010, Vale de Curicó
Melhor vinho branco: Carta Vieja  Chardonnay  Gran Reserva 2010, Vale de Curicó

Melhor vinho Espumante: Valdivieso Brut Rose 2013 (Pinot Noir/Chardonnay), Vale de Curicó
Melhor vinho Carménère Imagem País: Carta Vieja Carmenère Gran Reserva 2010, Vale de Loncomilla (Maule)

A lista completa pode ser conferida no site www.catador.cl .

O programa do Catad'Or também analisou o tema o pisco, bebida destilada de vinho originária e muito apreciada no Chile, com degustação às cegas de 26 amostras, nas suas diversas categorias. Dessa prova saíram premiados cinco com medalha de prata, três com ouro e dois com "gran oro".

Nenhum comentário: