sexta-feira, 26 de julho de 2013

DE VINHO E VIDA - ESPETÁCULO FAZ TURNÊ PELO RIO GRANDE DO SUL

O primeiro livro de poemas do Brasil a falar exclusivamente sobre vinhos. Essa é a temática da obra De Vinho e Vida, do publicitário, poeta, compositor e escritor Gilberto Carvalho. Promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e com patrocínio das vinícolas Perini, Garibaldi e São João, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul, o livro foi transformado em espetáculo cênico-musical e incursionará por seis capitais brasileiras e por cinco cidades do interior gaúcho levando arte e história a diversos municípios.
O espetáculo teve sua estreia nacional em julho, dentro da programação carioca do Circuito Brasileiro de Degustação. Já no Rio Grande do Sul, a primeira apresentação da turnê ocorreu no dia 18 de julho, em Bagé. De acordo com Carvalho, o público foi bastante receptivo e interagiu com o espetáculo. “Foi uma noite incrível. Na Casa da Cultura de Bagé encerramos a semana de comemorações do aniversário da cidade e, segundo os presentes, foi o grande espetáculo da programação,” afirma.
O próximo show será nesta quinta-feira, dia 25, em Santa Maria. Em seguida, novas datas estão agendadas para Passo Fundo (6 de agosto), Gramado (8 de agosto), Porto Alegre (29 de agosto)  e Caxias do Sul (26 de setembro).            
O espetáculo também será apresentado em Brasília (15 de agosto) e integrará a programação do Circuito Brasileiro de Degustação em São Paulo (22 de agosto) e de duas cidades da etapa Nordeste: Recife (12 de setembro) e Fortaleza (19 de agosto).           
A obra de Gilberto Carvalho traz poemas que falam de amores, trabalhos, sonhos e conquistas, culinária, amizades e família, sempre com o vinho como pano de fundo. “A base de tudo é o vinho. O livro é uma coletânea do vinho presente nas mais diversas situações da vida”, afirma o autor.                   
Para Carvalho, o projeto que transformou o livro em espetáculo é pioneiro em ações que são realizadas tradicionalmente fora do Brasil. “Esse espetáculo alia o vinho à arte e sem dúvidas abrirá portas para outros artistas. É precursor na forma de mostrar como a bebida, a música e a poesia estão interligadas. Falamos de muitos filósofos e escritores, de Platão a Mário de Andrade. Não tenho dúvidas de que, com isso, estamos nos igualando aos grandes centros culturais do mundo”, comenta. Para o artista, a turnê está recheada de expectativa. “O projeto, por ser inédito, promete e tem tudo para agradar”, finaliza.           
O show é composto por momentos onde o autor recita alguns poemas, acompanhado do quarteto de cordas, e momentos onde algumas das histórias viram música na voz da cantora Adriana Deffenti. Após a apresentação há sessão de autógrafos e roda de conversa, tudo regado aos melhores vinhos, sucos e espumantes brasileiros.
A obra           
Com textos em português e espanhol, a capa e as ilustrações são da artista plástica Graça Tirelli, texto de apresentação do romancista Alcy Cheuiche, além de comentários do jornalista, escritor e expert em vinhos Danilo Ucha. A obra traz ainda um CD encartado, onde 14 poemas são recitados pelo próprio autor, acompanhado pelo quarteto Os Polifenóis.                
O livro De Vinho e Vida foi lançado na Europa, com roteiro que iniciou nos Açores e se estendeu por várias capitais do Velho Continente, levando a obra à comunidade brasileira em terras estrangeiras. No Brasil, teve seu lançamento na Feira do Livro de Porto Alegre de 2011.   


Datas das próximas apresentações:

25 de julho
– Santa Maria
6 de agosto – Passo Fundo
8 de agosto – Gramado
15 de agosto – Brasília
22 de agosto – São Paulo
29 de agosto – Porto Alegre
12 de setembro – Recife
19 de setembro – Fortaleza
26 de setembro – Caxias do Sul
 

Nenhum comentário: