quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA COMEMORA 81 ANOS

A Cooperativa Vinícola Aurora é a maior cooperativa vinícola do Brasil e chega aos 81 anos de existência brindando a data com vinhos de uma das melhores safras dos últimos anos.

No dia 14 de fevereiro de 1931 dezesseis famílias de produtores de uvas para vinho do município de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, estado do Rio Grande do Sul (extremo sul do Brasil), reuniram-se para lançar a pedra fundamental de uma cooperativa que viria a se transformar no maior empreendimento do setor vinícola brasileiro - Cooperativa Vinícola Aurora.

Um ano mais tarde, a nova cooperativa contabilizava a produção coletiva e trabalho de vinificação de 317 mil quilos de uvas, estabelecendoas bases de uma instituição que se tornaria a maior vinícola brasileira e uma das mais desenvolvidas tecnologicamente.

Atualmente, mantém suas instalações originais no coração da cidade de Bento Gonçalves e uma unidade na região vinícola do Vale dos Vinhedos, onde ocorre o tratamento de todos os efluentes industriais, a Cooperativa Aurora é a mais premiada cooperativa vinícola do Brasil, congregando o trabalho de 1.100 famílias associadas e uma produção média de 50 milhões de quilos de uva, transformadas em aproximadamente 38 milhões de litros de vinho por ano.

Desde 1998 a Cooperativa Aurora mantém o primeiro lugar no pódio das vinícolas brasileiras premiadas internacionalmente, segundo os registros da Associação Brasileira de Enologia. Nas exportações de vinho brasileiro a Aurora já está presente em 20 países, nos 5 continentes.

Seus produtos podem ser encontrados em praticamente todo o Brasil.








Nenhum comentário: