sábado, 18 de fevereiro de 2012

O MUNDO TODO NUM SÓ VINHEDO

A Dal Pizzol Vinhos Finos é uma pequena vinícola histórica porque, desde sua formação na década de 1970, rompeu com a mesmice do vinho brasileiro baseado em vinhos rústicos de castas híbridas americanas. Atílio Dal Pizzol amanhou suas parras e produziu um primeiro vinho rotulado Do Lugar Cabernet Franc, que se tornou um marco na vitivinicultura brasileira.

Seu filho, Rinaldo Dal Pizzol, mentor técnico da vinícola na atualidade, separou área na propriedade da vinícola e nela formou o Vinhedo do Mundo, único nas Américas, que é uma coleção ampelográfica reunindo 164 castas viníferas distintas oriundas de 20 países. O projeto prevê chegar a um vinhedo com cerca de 500 variedades viníferas de todos os quadrantes do mundo vitícola.


Aproveitando o programa Bento em Vindima, no qual as vinícolas fazem pequenas colheitas com turistas, a Dal Pizzol realizou a segunda vindima regada ao Vino Mundi, composto de 20 variedades da vindima passada.


 Na verdade o evento da dal Pizzol não pode ser igualado aos demais porque no seu caso é a consolidação gradual de um vinhedo, terceiro no mundo em quantidade de variedades, que tem as seguintes qualificações:
- referência cultural para a região vitivinícola onde se localiza
- fonte de observações técnicas e fornecimento de material vegetativo
- elemento de estudos de instituições, escolas, mestres e alunos
- atração turística.
- coleção ampelográfica consolidada e produtiva.

Vamos acompanhar com atenção o desenvolvimento desse projeto.



Nenhum comentário: