segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

CURSO DE INFORMAÇÃO BÁSICA DE VINHO EM BH

Belo Horizonte tem grandes referências no mundo do vinho brasileiro, quer associações, quer especialistas de real peso. Marcio de Oliveira é um dos bons nomes da vitivinicultura e da enogastronomia na capital do estado de Minas Gerais.

Em março, às terças-feiras, de 13 a 20 de março de 2012, começando às 20:00 horas, Marcio de Oliveira vai conduzir um curso para aqueles que querem se iniciar no mundo do vinho, bem como para aqueles que querem um contato com novas informações.

O palestrante vai levar os participantes a uma viagem enogastronômica, permeda de histórias e de aromas característicos, os sabores do vinho mundo afora.

Como todo bom entendedor, no curso deascomplica o tema e procura liberar os sentidos dos presentes para a degustação consciente focada nas características de cada vinho. A filosofia é degustar corretamente cada vinho, descrever com as próprias palavras.

De resto, há que se aprender a escolher, comprar e armazenar corretamente uma garrafa de vinho; selecionar a taça que mais revele os predicados do vinho; interpretar a linguagem dos rotulo; perceber as notas que levam a uma boa harmonização enogastronômica, s, e assim por diante.

Assuntos:história do vinho, principais castas viníferas, ovinho e sua elaboração, tipos de vinhos, o enólogo, o somelier e o enófilo. Análise sensorial, avaliação visual, avaliação olfativa, avaliação gustativa e conclusão da avaliação. Técnicas e tipos de degustações. Guarda e serviço do vinho. Acessórios do vinho. Formação de adegas. Harmonização enogastronômica. Principais regiões vinícolas. Outros assuntos. Fichas de degustação. 

Reservas - telefone - 31 - 8839 3341 - Márcio de Oliveira.

Nenhum comentário: