domingo, 13 de novembro de 2011

ESPUMANTE CHAMPENOISE BRUT DA CAMPOS DE CIMA

A geografia vitivinícola brasileira vem se apliando às custas da descoberta de novas províncias com condições climáticas extremamente favoráveis à produção de uvas de alta qualidade para elaboração de vinhos finos de padrão mundial. Assim a área de produção de vinhos de viníferas está em pleno proceeso de ampliação, multiplicando a capacidade brasileira de elaborar vinhos premium ou ícones.

Uma dessas novas fronteiras do vinho brasileiro está na chamada Campanha Oriental, aquela parte gaúcha que desenha uma faixa fronteiriça do Brasil com a Argentina. Nesta região o solo é bem estruturado, profundo e de boa drenagem, assistido por condições de clima amplamente favoráveis ao desenvolvimento da vitivinicultura na medida do envelhecimento enobrecedor das videiras.

O clima dominante caracteriza-se pelo grande número de horas de sol na frutificação, garantindo energia vital para um ótimo desempenho das videiras. Na fase crítica da maturação, além da forte insolação, têm-se baixas ocorrências de chuva, determinando umidade ideal para o amadurecimento pleno da uva, com alto teor de açúcares equilibrado com correta acidez residual e a maturação completa dos polifenóis.

A cidade que baliza esta nova região vitivinícola brasileira chama-se Itaqui (RS) e está localizada entre as importantes cidades de Bagé e de Uruguaiana. Na atualidade, o destaque da área fica por conta da vinícola Campos de Cima Vinhos Finos.

A Vinícola Campos de Cima, conquistou medalha de ouro no VII Concurso do Espumante Brasileiro, organizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) através do espumante Campos de Cima Brut Tradicional que se distinguiu entre os melhores do país. No ano passado, o espumante Campos de Cima Brut também recebeu medalha de ouro no evento 5º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, igualmente realizado pela ABE.

O Espumante Campos de Cima Brut Tradicional é elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir, originárias de vinhedos próprios da Vinícola Campos de Cima. Este rótulo é fruto de experiência pioneira na produção dessas uvas na região. Com excelente sanidade e adequada composição química das uvas, produziu-se pelo método tradicional, um espumante fino, elegante e harmônico, tendo ao mesmo tempo alta tipicidade e forte personalidade. Predominam aromas cítricos, mesclados a néctar e tâmaras, com leve fundo de ervas de quintal (alecrim, sálvia). Em boca é agradável, persistente e harmônico.

Na linha dos vinhos varietais tranqüilos destacam-se Ruby Cabernet, Tempranillo, Tannat e Viognier. Nos cortes tranqüilos estão Primeiro Corte 2008 e o Shiraz Cabernet Franc 2007. 

A vinícola despacha o vinho para os compradores diretos, bastando fazer a encomenda através de email: contato@camposdecima.com.br - Campos de Cima Vinhos Finos.

Nenhum comentário: