sexta-feira, 11 de novembro de 2011

RIEDEL – DEGUSTAÇÃO COM TAÇAS DE DISTINTOS TIPOS

Maximilian Riedel, 11 ª geração da família criadora das mais famosas taças de cristal do mundo, comanda degustação de vinhos na quarta-feira, dia 23 de novembro, às 20 h, no Renaissance São Paulo Hotel (Sala Amazônia) – End.: Al. Jaú, 1620, Jardins, São Paulo.

A prova será realizada com quatro rótulos selecionados em quatro modelos de taças da grife austríaca e os participantes levarão o conjunto de taças para casa.

Para demonstrar a grande influência da geometria de um bom cálice na hora de apreciar vinhos, Maximilian comanda uma prova exclusiva de quatro vinhos selecionados que serão degustados em os quatro diferentes seguintes modelos de taças Riedel e os vinhos correspondentes :

* Taça Riesling / Sauvignon Blanc - Linha Grape / Montes Selección Limitada Sauvignon Blanc 2009
* Taça Chardonnay - Linha Grape / Montes Alpha Chardonnay 2009
* Taça Pinot Noir / Nebbiolo - Linha Grape / Montes Alpha Pinot Noir 2009
* Taça Cabernet Sauvignon / Merlot - Linha Grape / Montes Alpha Cabernet Sauvignon 2009

A Riedel foi inaugurada há 250 anos e desde então vem escrevendo a história dos melhores e mais finos cristais do mundo. Desde o século XIX conhecidos como os “Reis dos Cristais”, seus executivos foram os pioneiros na fabricação de taças funcionais, específicas para cada tipo de vinho, onde os formatos e tamanhos dos bojos são meticulosamente desenhados para garantir que cada vinho possa mostrar todas as suas qualidades.

Claus Riedel, da 9ª geração da família, foi o primeiro glassmaker da história a perceber que o gosto do vinho é afetado pelo formato da taça no qual ele é bebido. Em 1958, lançou a taça “Grand Cru de Borgonha”, que realça os sabores e aromas do vinho elaborado com a casta Pinot Noir. O produto ganhou espaço permanente na coleção de Design do Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA). Três anos mais tarde, com conhecimentos de física e química, ele criou um catálogo de taças indicadas para cada variedade de uva. Em 1973, as taças foram aperfeiçoadas com a introdução das primeiras taças da linha Sommeliers, a mais aclamada do mundo do vinho.

Georg Riedel, da 10 ª geração, estreitou laços com enólogos e produtores, como Angelo Gaja e Robert Mondavi, para aprimorar a pesquisa e desenvolvimento de seus produtos e se aproximar do mercado fino de vinhos. Ele estendeu a linha Sommeliers (que hoje conta com 106 copos) e criou as linhas Extrem Vinum, especificamente para vinhos do Novo Mundo.

O austríaco Maximilian Riedel, 34 anos, representante da 11ª geração da família fundadora da Riedel Crystal, é presidente da Riedel Crystal nos Estados Unidos, e revolucionou mais uma vez o mercado de taças ao lançar em 2004 o modelo “O”, uma taça de vidro sem haste, de design contemporâneo, para ambientes formais e informais, que pode ser empilhada e lavada em máquina. O produto está no acervo do Corning Museum of Glass, em Nova York. Maximilian também criou o decanter “Cornetto”, hoje o mais vendido da Riedel, além de uma linha que representa pássaros em voo, como “Swan”, “Paloma” e “Flamingo”, e outra com formato de cobras, como “Eve” e “Mamba”.

Em setembro de 2004, a Riedel anunciou a compra da FX Nachtmann AG, que fabrica e comercializa copos de vinho e colecionáveis. A aquisição fez da Riedel a maior fabricante mundial de copos de vinho fino, com um volume de negócios anual de mais de 267 milhões dólares e 1.900 funcionários.

Preço: R$ 345,00 por pessoa (inclui conjunto com as quatro taças utilizadas na prova, que os participantes levarão para casa – preço orignal das taças: R$ 462,00 )

Informações e reservas: (11) 3372 3401 – Lugares: 100 pessoas

Nenhum comentário: