A promoção do país e da cultura brasileira no
mercado internacional de turismo ganhará reforço dos vinhos e o apelo dos polos
produtores nacionais no próximo ano. Nesta quarta-feira (12), o Instituto
Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin)
assinam um termo de cooperação técnica que prevê a degustação de vinhos e a
distribuição de material promocional do enoturismo do país em eventos no
Exterior. O termo será assinado durante a manhã, em um coquetel às 11h, no
auditório da Embratur, em Brasília.
A cooperação será focada nos eventos realizados nos
países selecionados como mercado-alvo do projeto Wines of Brasil. Entretanto,
também haverá distribuição de material promocional em mercados considerados
não-prioritários, além de ação em uma feira gastronômica internacional
considerada de relevância estratégica. “A Embratur irá trabalhar a gastronomia
como ponto estratégico na divulgação do Brasil como destino e iremos colocar o
vinho neste contexto”, explica a gerente de Promoção Comercial do Wines of
Brasil, Andreia Gentilini Milan. “Além da participação em eventos para
divulgação dos nossos vinhos, queremos profissionais de gastronomia
internacional para o Brasil a fim de trabalharmos na formação de opinião”,
complementa.
O plano de ação começou a ser alinhavado durante a
programação que antecedeu o seminário de Enoturismo e tem duração de 12 meses a
partir da data de sua assinatura. A tendência é que o acordo seja revalidado nos
anos seguintes a exemplo de parcerias com outros setores de produtos
emblemáticos brasileiros como o café. Isto porque a agregação destes produtos
valoriza o Brasil e sua cultura na promoção dos destinos.
“A
Embratur vai começar a promover o vinho brasileiro no exterior como já está
fazendo com a nossa gastronomia. É uma maneira de divulgarmos também nossa
cultura, com toda riqueza e diversidade que a caracterizam”, observa Flávio
Dino, presidente da Embratur.
Em linhas gerais, enquanto a Embratur se
responsabilizará pela disponibilização de espaço e estrutura, o Ibravin
oferecerá o material promocional e colocará um profissional para realização das
ações. Além das feiras de turismo, a Embratur realizará eventos para divulgação
das cidades-sede da Copa em 2014.
O acordo ainda prevê trazer ao Brasil formadores de
opinião e jornalistas para conhecer o potencial do setor. Um desses grupos será
formado por chefs de renome internacional que serão convidados a participar de
um evento gastronômico em São Paulo. O outro grupo será de profissionais da
imprensa dos países considerados prioritários que visitarão a Serra Gaúcha e
assistirão ao carnaval de São Paulo, no dia do desfile da Vai-Vai. Em 2013 a
escola de samba levará para a avenida o vinho brasileiro como
tema-enredo.
A
promoção dos produtos vitivinícola brasileiros no mercado externo já conta com
o apoio da Apex-Brasil e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Agora,
soma-se a esta iniciativa a Embratur que, além de promover vinhos e espumantes,
irá apresentar as potencialidades do enoturismo no Brasil.
AÇÕES PREVISTAS NO TERMO DE
COOPERAÇÃO
- Evento Internacional de
Gastronomia
- Feiras Internacionais de Turismo
- Eventos de divulgação das Cidades-sede dos jogos da
Copa
- Famtours (Projeto Imagem)
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