O Ibravin é a entidade mais representativa do vinho brasileiro, embora ainda esteja devendo uma presença mais marcante nas regiões vitivinícolas fora do Rio Grande do Sul. Não obstante, cabe ao Ibravin o papel de capitanear as iniciativas em prol da visibilidade dos vinhos do Brasil, Para o coroamento das atividades do setor em 2012, o Ibravin divulgou as vinícolas brasileiras que se destacaram em distintos critérios.
Esses ds destaques do ano foram divulgados pelo Instituto Brasileiro do Vinho
(Ibravin) na noite de terça-feira (11) na Estação Bangalô, em Bento Gonçalves
(RS).
No mercado interno, as vinícolas participantes do projeto Vinhos do Brasil
escolheram Júlio César Kunz, da Dunamis Vinhos e Vinhedos, como profissional
destaque do ano. A Dunamis ainda foi eleita a empresa do ano na categoria
pequeno porte. A Dal Pizzol foi escolhida entre as vinícolas de médio porte e a
Miolo, pelo segundo ano consecutivo, foi a melhor entre as de grande porte. A
Dal Pizzol foi destaque também na categoria Projeto Imagem pela recepção aos
jornalistas convidados pelo Ibravin este ano. O conselheiro com maior
participação nas reuniões do Conselho Deliberativo do Ibravin em 2012 foi
Gilberto Pedrucci, do Sindivinho-RS. Todos foram premiados com o troféu
Saca-rolhas. Cerca de 170 representantes e lideranças do setor vitivinícola
estiveram presentes.
No
mercado externo, pelo projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin em
parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil), a Miolo ganhou, pelo quarto ano consecutivo, na categoria maior
valor exportado e maior número de países, obtendo um crescimento de 17% nas
vendas de vinhos e espumantes para 21 países. O maior crescimento nas vendas ao
exterior foi obtido novamente pela Salton, com acréscimo de 610% nos seus
resultados de 2012, na comparação com 2011. A Aurora foi a vinícola que mais
participou das ações realizadas pelo Wines of Brasil este ano. O destaque no
Projeto Primeira Exportação (PPE) foi para a Vinícola Kranz, de Santa Catarina.
O profissional destaque do ano foi Rosana Pasini, da Aurora, que, pela primeira
vez, foi eleita nesta categoria. A Aurora ainda recebeu o troféu Saca-rolhas por
ter sido a empresa que mais participou das ações do Projeto Suco de Uva 100%.
O
gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, destacou o incremento das
ações de promoção comercial realizadas nos mercados interno e externo,
alcançando um total de 249 iniciativas. “A participação em 14 feiras no Brasil e
exterior geraram uma prospecção de negócios no valor de R$ 6 milhões”, disse
ele. O Circuito Brasileiro de Degustação chegou a sete capitais brasileiras este
ano, envolvendo 28 vinícolas e atraindo 4.200 pessoas. Foram realizadas 11
edições do Projeto Comprador, com a vinda de 63 empresários para negociar
diretamente com 26 vinícolas brasileiras. Dentro do Projeto Imagem foram feitas
32 edições, com a presença de 29 vinícolas que receberam 71 formadores de
opinião, 51 jornalistas nacionais e internacionais e 210 sommeliers
brasileiros. A Escola Vinhos do Brasil, criada para treinar garçons,
sommeliers e maitres da Serra Gaúcha, capacitou 177 profissionais
de 37 restaurantes em cinco municípios.
O grande destaque do ano foi o Projeto Carnaval, que culminou com o título em Porto Alegre da escola de samba Estado Maior da Restinga, com o tema “Da Mitologia a Realidade, a Tinga de Taça na Mão, Vinhos do Brasil: sinônimo de qualidade, saúde, prazer e prosperidade”. Foram vendidas 900 taças de espumantes nas arquibancadas do Sambódromo de Porto Alegre e 1.200 pessoas passaram pelo camarote Vinhos do Brasil.
A
gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan,
informou que foram promovidas oito master class (palestra com degustação)
de vinhos brasileiros em quatro países este ano, tendo a participação de 300
jornalistas, sommeliers e compradores internacionais. Ao todo, 14
empresas integrantes do Wines of Brasil estiveram presentes nestes eventos.
Foram realizadas 32 degustações em 12 países com 30 empresas envolvidas. “Temos
muito a comemorar, pois o vinho brasileiro ganho mais espaço no país e no
mundo”, comentou Andreia. A base de usuários das redes sociais mantidas pelo
Ibravin sobre os vinhos brasileiros duplicou este ano. Ainda foram realizados
seminários de capacitação e missões técnicas para aprimorar o conhecimento das
empresas e buscar novidades.
Veja os destaques de
2012
Vinhos do Brasil
1) Destaque do Projeto Imagem
2012: Dal Pizzol
2) Destaque Empresa de Pequeno Porte 2012: Dunamis
3) Destaque Empresa de Médio Porte 2012: Dal Pizzol
4) Destaque Empresa de Grande Porte 2012: Miolo Wine Group
5) Profissional destaque de 2012: Júlio César Kunz (Dunamis Vinhos e Vinhedos)
6) Conselheiro com maior participação nas reuniões do Conselho Deliberativo do Ibravin em 2012: Gilberto Pedrucci (Sindivinho-RS)
2) Destaque Empresa de Pequeno Porte 2012: Dunamis
3) Destaque Empresa de Médio Porte 2012: Dal Pizzol
4) Destaque Empresa de Grande Porte 2012: Miolo Wine Group
5) Profissional destaque de 2012: Júlio César Kunz (Dunamis Vinhos e Vinhedos)
6) Conselheiro com maior participação nas reuniões do Conselho Deliberativo do Ibravin em 2012: Gilberto Pedrucci (Sindivinho-RS)
Wines of Brasil
1) Maior valor exportado: Miolo Wine Group
2) Maior crescimento em exportação em 2012: Salton
3) Maior participação em ações do projeto em 2012: Aurora
4) Destaque PPE (Projeto Primeira Exportação): Kranz
5) Profissional Destaque 2011: Rosana Pasini (Aurora)
Suco de uva
1) Maior participação em ações do projeto em 2012: Aurora
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