segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SALTON COMEMORA OS CEM ANOS

Com as vistas esperançosas voltadas para o Brasil, Antônio Domenico Salton partiu de seu vilarejo para Gênova, porto onde viveu dias aflitivos à espera do embarque, quando sua mulher morreu de parto, deixando-o com o pequeno Giovanni Francesco. Veio com o menino para a Serra Gaúcha, em 1878, para fazer parte da história do vinho brasileiro.

Antônio fixou-se na Colônia Dona Isabel e, em 1880, casou-se com Lúcia Canei, com quem teve onze filhos, dentre eles Paulo, Luiz, Ângelo. Giuseppe, Antônio e César. No atual distrito de Tuiuty adquiriu o lote urbano de número 17 e lançou-se ao trabalho agrícola.

No raiar de 1890, o vinhedo de Tuiuty tinha produção suficiente para atender à família e sobras para comercialização. Surgia a figura dos Salton comerciantes de vinho e produtos coloniais, inicialmente pelos arredores do lote e, mais adiante, com muito sucesso, para fora dos limites da colônia.

Viveu uma grande evolução e se mudou para o centro de Bento Gonçalves, numa casa de madeira defronte à igreja de Santo Antônio. Ali instalou a Casa de Pasto, um armazém onde também se servia refeições.

Em 1910, morreu Antônio e a família, sob o comando da viuva Lúcia, deu continuidade aos negócios, inclusive expandindo-os com a abertura do Armazém Paulo Salton, registrada em nome do Paulo, com a participação informal de Luiz, Ângelo, Giuseppe, Antônio, César e Giovanni.

Próximo à matriz de Bento Gonçalves, as edificações tomaram lugar dos vinhedos, aumentado as atividades de vinificação, deixando para Tuiuty a ampliação dos vinhedos.

Paulo assumiu a administração da empresa. Ângelo cuidava da fabricação e manutenção de cubas, pipas, barris e bigúncios, Luiz, operava o transporte por carretão até o porto de Montenegro, Antônio e Cezar, integrando posteriormente a sociedade, trabalharam respectivamente, como enólogo e encarregado do moinho.

Em 1921 a empresa tornou-se Paulo Salton & Irmãos, oficializando a participação de Ângelo, Luiz, Giuseppe, Antônio e César. Os negócios prosperaram e as edificações foram ampliadas com a nova cantina.




OS IRMÃOS SALTON EM FOTO MONTAGEM HISTÓRICA -
DOIS DELES JÁ HAVIAM FALECIDO

Em 1936, a Salton tomou a decisão de ter uma representação em São Paulo, no bairro da Cantareira, criando um canal direto com a região de grande consumo nacional, consolidada em 1948.

Em 1960, com a aceitação de seus vinhos finos, passou a elaborar a linha Presidente, que era consumido no Palácio do Catete, no Rio, nos eventos da Presidência da República.

Atendendo a um aumento de consumo do nicho dos conhaques, em 1969 lançou o Conhaque Presidente, produto que teve ampla aceitação, tornando-se a locomotiva maior do progresso da empresa.

No início da década de 1980, assume como diretor presidente aquele que tornaria na figura mais emblemática do vinho brasileiro, Ângelo Salton Neto. Seguindo as tendências da época, a empresa foi direcionada para vinhos bem ao gosto brasileiro da época.

Este direcionamento impulsionou o crescimento da empresa e, em 1978, a Salton chegou ao 11º lugar entre as vinícolas, subindo em 1989 para o 8° e, em 1991, já era a terceira grande vinícola brasileira.

Na década de 1990, acompanhando o movimento brasileiro em direção ao vinho de qualidade mundial, aumentou a sua produção de vinhos finos através da linha Classic: Chardonnay e Merlot (97); Cabernet Sauvignon e Riesling Itálico (98) e Gewürztraminer (99).

O romper do ano 2000 assistiu a chegada ao segundo lugar dentre as vinícolas brasileiras e a consolidação linha de vinhos finos. Foram lançados dentro de uma linha premium, a Volpi, com os rótulos Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot , Sauvignon Blanc e Gewürztraminer. Mais tarde, foi introduzido o conceito da linha Séries, de vinhos varietais sem passagem pela madeira.

Em 2004 a Salton constrói as maiores instalações do país, em Tuiuty, com 30.000 metros quadrados de área edificada. O grande vinho aí gerado foi o Talento, corte de Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat. Um verdadeiro campeão!

Para coroar a seqüência, a Salton trouxe o excelente Desejo, um varietal especial da casta Merlot, o licoroso Intenso, bom para sobremesa ou charuto, além do espumante Evidence, aclamado no Brasil e no Exterior

Na história da Salton, não contávamos com o desaparecimento precoce da grande figura humana, o alegre Ângelo Salton Neto. Uma perda irreparável.

Parabéns Salton, pelos 100 anos! Que seus bons vinhos sempre nos acompanhem e nos aproximem dos melhores amigos!

Nenhum comentário: