segunda-feira, 2 de agosto de 2010

VIÑA LAS PERDICES - VALE A PENA CONHECER



Em 1952 uma família da Andalucia, no sul da Espanha, resolveu imigrar para a Argentina, especialmente para Mendoza, em busca de novos horizontes.

Don Juan Muñoz López, que coordenou essa mudança, e os demais membros da família, traziam consigo a paixão pela terra, pela atividade vitivinícola e pelos desafios do amadurecimento correto de vinhos finos.

Uma vez na região de Mendoza, Muñoz Lopez escolheu terras para iniciar o cultivo dos seus vinhedos e produzir seu próprio vinho. Percorrendo a propriedade e os seus arredores ficou impressionado com a quantidade de perdizes que ali viviam.

O trabalho de formação de vinhedos e construção da adega levou um tempo em que não se cansava de admirar as belas plumagens e o porte elegante das perdizes. No final, não teve dúvidas, deu a sua vinícola o nome de Viña las Perdices.

A Viña Las Perdices está localizada nas fraldas dos Andes, a uma altitude de pouco mais de 1.000 metros, em Agrelo, Lujan de Cuyo, que constitui a primeira denominação de origem controlada da Agentina. Conta com mais de 85 hectares de vinhedos, de variada idade, as mais velhas com 30 anos.

A colheita é realizada manualmente e o transporte das uvas se faz em pequenas caixas de 17 kg, que garantem a qualidade e a integridade da matéria prima que alimenta a adega.

A adega segue o estilo de arquitetura tradicional da região de Mendoza desde os princípos do século XX, e abriga alta tecnologia e equipamentos de última geração, onde se destacam tancagem em aço inoxidável com capacidade total de 1 milhão de litros e um enorme plantel de barricas de carvalho francês e americano.

Depois de passar pela prensagem, ocorre a maceração a frio, antes da fermentação, que se sucede sob temperatura controlada e remontagens diárias e, após a delestagem, deixa-se ocorrer a maceração prolongada para extração dos elementos importantes da estrutura do vinho.

A linha Los Perdices compreende:

Varietais: Viognier, Malbec e Sauvignon Blanc, rendimento de 9.000 kg por hectare, Pinot Griggio (8.000 kg/ha) e Cabernet Sauvignon (7.000 kg/ha)

Bivarietal: Syrah-Viognier (8.000 kg/ha)

Reserva: SauvignonBlanc Fumé e Don Juan - Malbec/Syrah/Bonarda/Merlot (8.000 kg/ha), Pinot Griggio (7.000 kg/ha).

Tinabu - Malbec/Cabernet Franc/Petit Verdot/Tannat (6.000 kg/ha)

Espumante - Chardonnay/Pinot Noir (8.000 kg/ha)

Late Harvest - Viognier (5.000 kg/ha)

Ice Wine - Malbec (2.000 kg/ha)

A escolha dos varietais, a seleção dos cortes, os distintos acabamentos em carvalho e a base de qualidade do rendimento de vinhedo, são fatores que fazem o grande estilo e a qualidade distinta destes vinhos.

Nenhum comentário: