domingo, 8 de abril de 2012

EL BIERZO - ORIGEM DE GRANDES VINHOS ESPANHÓIS

A Espanha é uma grande produtora mundial de vinhos e oferece bons exemplares em muitas de suas regiões vinícolas. Conheci os vinhos de El Bierzo e fiquei muito bem impressionado.

Essa região é uma comarca da província de León, comunidade autônoma de Castilla y León, e tem sua história cravada nos tempos pré-romanos, através de seus habitantes do povo hispano-celta, os Astures. Foram conquistados pelo Imperador Augusto e, primeiramente, se transformou em importante centro de mineração.

A vitivinicultura foi trazida pelos romanos e properou muito até que o flagelo da filoxera chegasse na área no final do século XIX. 

A região produtora de vinhos contida na Denominación de Origen é constituída por terrenos caracterizados como aptos para a produção vinícola - Na província de León: Arganza, Bembibre, Borrenes, Cabañas Raras, Cacabelos, Camponaraya, Carracedelo, Carucedo, Castropodame, Congosto, Corullón, Cubillos del Sil, Fresnedo, Molinaseca, Noceda, Ponferrada, Priaranza, Puente Domingo Flórez, Sancedo, Vega de Espinareda, Villadecanes, Toral de los Vados e Villafranca del Bierzo.

A D.O. Bierzo ficou reconhecida, com carácter provisório, em 3 de Junho de 1988 procedendo-se ao nome Consejo Regulador provisional a 3 de Outubro de 1988. Posteriormente, em 11 de Novembro de 1989 ocorreu o reconhecimento do D.O. Bierzo, sendo aprovado no Regulamento da D.O. Bierzo e do seu “Consejo Regulador ”, conforme publicado no B.O.E. no dia 12 de Dezembro de 1989.
A elaboração de vinhos desta D.O. é realizada exclusivamente com as variedades autorizadas destacando-se como as mais importantes as tintas MENCIA e GARNACHA, E  entre as brancas, DOÑA BLANCA e GODELLO. Além destas podem ser empregadas cinco variedades experimentais aprovadas pelo “Consejo”, e pendentes da autorização por parte da Junta de Castilla y León. 

Principais produtores:

Bodegas Adriá, Casar de Burbia,  Castrobergidum, Bodegas Y Viñedos Castroventosa, Bodegas Estefania, Bodega Juan Jose Martinez Yebra, Bodegas Y Viñedos Luna Beberide, Palacio de Canedo - Prada a Tope, Bodegas Peique, Bodegas Perez Carames, Viñedos Y Bodegas Pittacum,  e Tenoira Gayoso.

Vinhos encorpados e de presença marcante na boca, conhecimento obrigatório de enófilos curioso e exigentes.




Nenhum comentário: