quinta-feira, 12 de abril de 2012

VINHO ARGENTINO - VOCÊ PODE SER O PRODUTOR!

Tudo começou com o resultado das´eleições americanas em 2004 nas quais George Bush foi reeleito e derrotado o postulante oposicionista John Kerry. O coordenador da campanha deste, Michael Evans, desiludido, resolveu dar um tempo e foi para bem longe dos Estados Unidos, mais precisamente no noroeste argentino, região de Mendoza.

Ficou surpreendido com a maior região vinícola da América do Sul que entendeu ter similaridades históricas com o Nappa Valley da década de 1960, Califórnia,  e captou o grande potencial de negócios decorrentes dos seus grandes vinhos e da, ainda pouca notoriedade, que ajudaria pelos preços das terras.

Tendo amizade com o argentino Pablo Gimenez Rilli, com ele arquitetou planos vitivinícolas e levantou capital nos Estados Unidos, materializando a sociedade em uma área de 400 hectares no Vale do Uco.

Em 2006 estava criada a The Wines of Mendoza, o primeiro condomínio de vinhedos da Argentina com lotes vendidos aos interessados em se tornarem "produtor" do próprio vinho. Foram lançados 100 primeiros lotes de 1,2 a 4,0 hectares cada, dos quais 20 foram adquiridos por brasileiros. Os lotes são cultivados como pequenas vinhas particulares.

Não é preciso que o comprador se preocupe com empregados, insumos e gerenciamento dos vinhedos. A Wine of Mendoza administra todas as atividades nos vinhedos e se encarrega da destinação da uva produzida - ou se vinifica para o proprietário nas instalações existentes, ou se vende para outras vinícolas da região.

O lote tem preço padrão de propriedade de US$ 180.000/hectare e não onera o proprietário nos dois primeiros anos com os custos de manutenção do vinhedo. A partir do terceiro ano é cobrada a anuidade de US$ 7 mil + impostos por hectare que cobre mão-de-obra, irrigação, tratos culturais e supervisão.
          
Como não é permitida a construção de casas em lotes até 2 hectares, tamanho predominate no projeto, está sendo lançado um resort com 22 chalés, vendidos ao valor variável entre US$ 300 mil e US$ 650 mil, cujo proprietário pode usar para sua própria hospedagem ou para montar uma pousada.

Bem, trata-se de um projeto cuja maturação não é rápida


           
           


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