segunda-feira, 9 de abril de 2012

VILLA FRANCIONI - UM SONHO QUE SE CONCRETIZOU

O projeto vitivinícola da Villa Francioni em São Joaquim, serra catarinense, foi um sonho visionário do empresário Dilor de Freitas, que desenhou contornos perfecionistas ainda deconhecidos do segmento do vinho brasileiro. Um vinhedo com morões projetados por engenheiro mecânico, disposição máxima ao sol, adega trabalhando com o uso da gravidade e muitos conceitos observados em viagens para a califórnia e para a Europa.

Sua morte prematura nos colheu de surpresa e nos trouxe o medo da descontinuidade. Assumida pelos filhos, a Villa Francioni manteve sua implantação e já vem produzindo bons vinhos há vários anos.

Este ano a VF iniciou a colheita da safra de 2012 no último dia 30 de março, marco inicial da vindima que demonstra cabalmente as vantagens das altitudes catarinenses: colheita fora da época das chuvas (fevereiro/março). Com isso, colhe-se uvas bem maduras e de alto conteúdo de açúcares na polpa das bagas.  

Nessa colheita vãso estar envolvidas dez variedades de uvas brancas e tintas, com estimativa de volume em torno de 150 toneladas de uva.

Segundo o enólogo da vinícola, Orgalindo Bettu, "o tempo seco e as noites frias são muito benquistas na viticultura e estamos nos encaminhando para mais uma ótima safra". Considera-se que a influência do fenômeno La Niña está sendo positiva por resultar em intensidades de chuvas menores do que se tem normalmente. 

As uvas colhidas nos vinhedos próprios da VF são trabalhadas para a elaboração de três linhas de vinhos comercializados pela empresa: VF, Joaquim e Aparados. Na edição da Expovinis Brasil 2012 que acontecerá ainda este mês em São Paulo, a Villa Francioni vai fazer o pré-lançamento do novo rótulo, o Licoroso VF Tinto, safra 2004, produzido de uvas desidratadas em ambiente fechado. com passagem por 8 anos em barricas de carvalho francesas novas. Serão comercializadas 1.360 garrafas de 500 ml.

A visita à vinícola é muito interessante e osinteressados podem agendar para um dos dias da semana em um dos três horários.

(agendamento de visitas: (48) 3233 8200).
 

Nenhum comentário: