quinta-feira, 21 de junho de 2012

ANDRÉS INIESTA - JOGADOR DO BARCELONA FAZ VINHOS

A família de Andrés Iniesta, jogador do Barcelona e da seleção espanhola, campeã do Mundo em 2010, sempre esteve ligada à vinha e ao vinho. Sua terra natal, Fuentealbilla, na província de Albacete, é uma região de vinhas velhas, endurecidas pelo clima local. Variedades como Bobal, Macabeo e Graciano, típicas da região, juntamente com Chardonnay, Petit Verdot e Sauvignon Blanc, já bem adaptados a essas terras, estão sendo utilizadas pela Bodega Iniesta na produção de seus vinhos. Localizado no coração da D.O. Manchuela, entre as bacias dos rios Cabriel e Júcar, a vinícola possui a mais avançada tecnologia para a produção de vinhos de qualidade. O equipamento destaca o sistema "Boreal", um dos poucos na Espanha, que permite baixar rapidamente a temperatura da adega assim que as uvas cheguem, preservando as características aromáticas de cada variedade e dando um melhor controle ao processo de fermentação.

 

No início, o vinhedo tinha apenas 10 hectares, mas foram aumentando gradualmente até os mais de 120 de hoje. Com este volume de uvas de qualidade, a família Iniesta começou a considerar a construção de uma vinícola, uma idéia que se tornou realidade em 2010 com a abertura da adega do edifício principal Iniesta e o lançamento de seus primeiros vinhos. Finca El Carril é o nome da propriedade onde a vinícola está implantada, na região do Levante, a cerca de 800 metros de altura e com um clima perfeito para o cultivo de uvas: muitas horas de sol, invernos e verões extremos, grandes diferenças de temperatura entre dia e noite, no momento da maturação do fruto.

 

 Os diversos vinhedos foram cuidadosamente trabalhados para a melhor adaptação de cada variedade, usando as excelentes características de um solo em que não se usa qualquer adubo químico, num claro compromisso com a sustentabilidade e agricultura integrada. As vinhas estão perfeitamente alinhados e conduzidas de forma a otimizar o isolamento e ventilação, além de facilitar a poda verde, reduzindo a produção, mas ganhando em qualidade. Além disso, todos os vinhedos estão a menos de 2 km da área de vinificação, mantendo toda a frescura e características das varietais.

 A vinícola possui duas marcas: Finca El Carril e Corazón Loco. Na primeira estão os três rótulos presentes na D.O Manchuela, onde se trabalha as variedades autóctones e se pretende transmitir a expressividade e qualidade local. Já a segunda linha, é mais dinâmica, jovem e internacional. Os vinhos são para paladares mais jovens e informais, sem nunca, esquecer a qualidade.

 

Bodega Iniesta apresentará seus vinhos no Brasil durante a feira Sial, maior evento de alimentos e bebidas no mundo, que acontece em São Paulo de 25 a 28 de Junho na Expocenter Norte. Uma degustação, apenas para importadores, será realizada no restaurante D.O.M. 

Serviço:


Entre os dias 25 e 28 de Junho, a Bodega Iniesta mostrará seus rótulos inéditos durante a feira Sial

Local: Expocenter Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme)
Data: 25 a 28 de Junho

Nenhum comentário: