segunda-feira, 25 de junho de 2012

VINHOS NORTE-AMERICANOS: NÃO SE ESQUEÇA DA COSTA LESTE

É comum que se considere vinhos norte-americanos somente os da Califórnia. Foram os primeiros a chegar para o consumidor internacional e tiveram toda a força de divulgação e o apoio demarketing. Em postagem anterior foi comentada a degustação de bons vinhos norte-americanos originários da costa oeste, ou seja, dos estados que bordam o Pacífico: Califórnia, Washington e Oregon. Para uma generalização, que sempre é perigosa, eu diria que, em termos de tintos, a Califórnia oferece Cabernet Sauvignon e Zinfandel, Washington o |Merlot e Oregon o Pinot Noir.

Saltando de um lado para o outro do território dos Estados Unidos, chega-se especialmente aos Estados de Nova York e Virginia que têm produção de bons vinhos. Devo salientar que praticamente todos os Estados norte-americanos apresentam produção de vinhos e, ainda mais, muitos vinhos são elaborados de uvas híbridas americanas. Deixando de lado este tipo de vinho que, inclusive, predomina aqui no Brasil, vou focar alguns rótulos que devem ser obrigatoriamente provados para entender a diversidade de produção daquele país.




No Estado de NovaYork devem ser consideradas, pelo menos, três origens destacáveis: Long Island, Hudson Valley e Finger Lakes. Um traço razoavelmente comum nas vinícolas dessas plagas é a pequena extensão de seus vinhedos, gerando uma série de boutique wineries, com reflexo direto nos preços, dificultando a saída deles para outras partes consumidoras do mundo.

Diante disso, cabe aos enófilos programar um roteiro turístico partindo de Nova York indo até Niagara Falls, uma das grandes maravilhas naturais. Ao longo desta rota, pode-se visitar muitas vinícolas com direito à degustação por taxas que ficam próximas de US$ 5.00.


As visitas podem ter início em Nova York, mais precisamente em Long Island, clima marítimo suave com semelhanças ao de Bordeaux, onde se pode passar pelas vinícolas Palmer e Lenz. Chama a atenção a qualidade excelente dos rótulos de Chardonnay, embora bons vinhos são elaborados a partir das castas Cabernet Sauvignn, Cabernet Franc,  Merlot, Riesling, Gewürztraminer e Sauvignon Blanc.




Saindo da metrópole em direção ao norte, segue-se margeando o Hudson River em cujas proximidades está localizada a vinícola mais antiga dos Estados Unidos. a Brotherhood,  que funciona desde 1839, não tendo parado de operar mesmo nas épocas da Lei Seca (Prohibition Law - 1919-1933).  Dela merecem destaque os rótulos Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Zinfandel. Como curiosidade o corte Charval , blend  de Chardonnay e Seyval Blanc.






Mais acima chega-se aos Finger Lakes, região que responde pelo renacimento dos vinhos de Riesling, com grande classe e glamour, mas principalmente de excelente qualidade. Dentre os produtores destaca-se a vinícola Dr. Frank's Vinifera Wine Cellars, que elabora o Dr.Konstantin Frank Dry Riesling, um vinho que tem capacidade para enobrecer com a guarda, adquirindo tons de pedra sobre agradáveis toques minerais. Uma preciosidade é o rótulo do varietal Rkatsiteli, uva de mais de 5.000 anos da região da Geórgia e Armênia.


Voltando-se mais para o sul do estado de Nova York, tem-se o estado da Virginia que acolhe diversas vinícolas de bom nível. Destaque para a Horton Vineyards com seu rótulo Viognier, explosão floral de delicados nuances sobre frutas maduras.










Nenhum comentário: