A VSA nasceu em 2003 tratando da preparação do terreno e da implantação dos primeiros vinhedos, na sua propriedade em Videira, CS, em altitude superior aos 1.000 metros. Ali dispuseram talhões de Cabernet Sauvignon, Merlot e Moscato Giallo, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Cabernet Franc, Carmenère, Malbec e Montepulciano. Outros vinhedos ficam na cidade de Água Doce, SC, em altitude que toca os 3.000 metros acima do nivel do mar.
Em outubro de 2010, Jefferson apresentou a idéia de iniciar a reconversão dos vinhedos das duas propriedades para o manejo Biodinâmico às sócias da VSA, uma vez que já seguiam um manejo que proporcionava redução significativa do uso de fungicidas e eliminação do uso de herbicidas.
O trabalho teve início com a aplicação do preparado PB 500 (chifre-esterco) para revitalizar o solo no outono e na primavera de 2011. Seguindo sempre o período ideal do calendário biodinâmico, executou-se a poda seca e as demais práticas vitícolas, como o desbrote, a desfolha, a remoção das feminelas e a desponta. No momento determinado pelo mesmo calendário, fez-se a aplicação do preparado PB 501 (Chifre sílica).
Para a prevenção das doenças fúngicas, foram feitas pulverizações regulares com o uso do chá de cavalinha e depois com sulfato de cobre, produto ancestral da agricultura primeira do homem, que é autorizado pela Viticultura Biodinâmica. Durante o ciclo vegetativo foram realizadas capinas manuais da a faixa onde se encontram as plantas.
Assim descrito pode até parecer
muito fácil a condução de um vinhedo biodinâmico, mas na verdade é necessário um
envolvimento muito grande de toda a equipr que deve ficar de olho muito aberto
e vistoriar permanentemente os vinhedos e captar os sinais que as plantas estão
nos dando. As videiras conversam com o viticultor, que deve ter bom senso e ao
menor sinal de um ¨problema¨ ou situação desfavorável fazer uso dos recursos biodinâmicos
mais adequados. A prevenção é a alma do negócio.
Outro fator crucial é o engajamento total de toda a equipe na
filosofia Biodinâmica. Isso vale desde os proprietários da vinícola até o
funcionário que terá que dinamizar (diluir e misturar bem bem) os preparados
Biodinâmicos e aplicá-los nos vinhedos. O menor descuido deságua em perdas.
Nos vinhedos de Água Doce não foram observados problemas de doenças e da sua produção foi possível elaborar o primeiro vinho tinto de uvas cultivadas no manejo Biodinâmico. Esse vinho foi baseado nas castas Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc e apresentou durante toda a fermentação alcoólica uma regular cinética de fermentação, ausência de pirazina e aroma bem frutado. Esse vinho apresenta uma grande estrutura, com taninos de ótima qualidade e uma cor muito intensa e atraente.
A grande recompensa desta empreitada fica pela constatação em comparações diretas de tipo e estilo, nas quais oa vinhos biodinâmicos têm ampla vantagem no nariz e na boca. A estrutura e o corpo dão a nota final de apreciação.
Com a produção es-timada em 65.000 garrafas por safra, os vinhos e espumantes entram no mercado brasileiro apenas em restaurantes e casas especializadas.
Informações adicionais: Taline ou
Morgana De Nardi - Vinícola Santa Augusta Ltda - Tel.: (49) 3533-8181 - www.santaaugusta.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário