IBRAVIN E ABRASEL MARCAM A ENOGASTRONOMIA BRASILEIRA
O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin)
e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estão cada vez mais
próximos. Na sexta e no sábado (dias 22 e 23), os dirigentes da Abrasel, 45
donos de restaurantes de todo o Brasil, conheceram e degustaram produtos de
cinco vinícolas: Casa Valduga, Dal Pizzol, Don Guerino, Perini e Miolo. O jantar
de encerramento do Projeto Imagem realizado nas vinícolas da Serra Gaúcha pelo
Ibravin ocorreu no Hotel e Spa do Vinho Caudalie, em Bento Gonçalves (RS). “Foi
um sucesso. O interesse pelos rótulos do Brasil é cada vez maior, especialmente
nos restaurantes que estão se preparando para a Copa do Mundo e as Olimpíadas”,
ressaltou o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.
Na semana passada, de 19 a 21, 23
vinícolas brasileiras participaram do Encontro da Abrasel em Gramado.
Participaram as seguintes empresas: Antônio Dias, Aurora, Camponogara, Casa
Valduga, Dal Pizzol Don Guerino, Din Giovanni, Dunamis, Jolimont, Larentis, Luiz
Argenta, Miolo, Nova Aliança, Pericó, Perini, Peterlongo, Pizzato, Routhier
& Derricarrère, Salton, Santa Augusta, Vallontano e Villa Francioni. O
sommelier contratado pelo Ibravin, Arlindo Menoncin, promoveu
diversas palestras sobre os vinhos brasileiros. O evento, que reuniu 1.500
participantes, colocou em pauta questões políticas, como o repasse de gorjeta,
mão de obra qualificada e trabalho eventual, presente na maioria dos países,
especialmente na Europa e América do Norte. Já na noite de abertura, o tema
girou em torno da capacidade de geração de empregos que o setor oferece,
comparável somente ao setor de construção civil no país. “Temos a obrigação de
apontar ferramentas de gestão e treinamento na arte de bem servir”, declarou a
presidente da Abrasel RS, Fernanda Etchepare, explicando em seu discurso a
importância de um setor que gera mais de um milhão de empregos no
país.
Para o presidente executivo nacional da entidade, Paulo Solmucci, a
gastronomia é um diferencial competitivo para o turismo de várias regiões do
Brasil. Mas, segundo ele, só poderá crescer mais quando o próprio segmento der
importância a qualidade no atendimento que, de acordo com ele, vai melhorar se
os jovens da classe média trabalharem no setor e aplicarem seus conhecimentos.
“Temos que trazer esse tema a roda de discussão”, frisou.
A Abrasel também tem sido parceira do
Ibravin na realização este ano do Circuito Brasileiro de Degustação, que no
primeiro semestre do ano chegou a Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em
setembro, o Circuito será realizado em Porto Alegre (13/09), São Paulo (17/09),
Recife (19/09) e Fortaleza (20/09). “Graças ao apoio da Abrasel tivemos a
presença em peso de donos de restaurantes e de profissionais da gastronomia nos
circuitos promovidos no Rio, Curitiba e BH”, observou Bertolini.
O
presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, Pedro Hoffmann,
disse que a entidade e o Ibravin trabalham em um projeto para capacitar
profissionais de bares e restaurantes das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de
2012 no Brasil. A proposta agora será apresentada ao Sebrae. Se aprovada, a
parceria permitirá que garçons e sommeliers dos principais bares e restaurantes
do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba,
Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá sejam treinados com foco nos
vinhos brasileiros. “Com esta união vamos atender ainda melhor os nossos
clientes, tanto os turistas como os próprios brasileiros”, disse Hoffmann. “O
turista que vier ao Brasil vai procurar preferencialmente a culinária e as
bebidas daqui. Por isso precisamos estar bem preparados”, afirmou.
No
próximo ano, Ibravin e Abrasel pretendem promover uma promoção inédita no evento
Brasil Sabor, que valoriza a culinária brasileira. “A proposta é dar um vinho
brasileiro a cada cliente que comprar no restaurante um rótulo verde-amarelo
durante os 30 dias de realização do Brasil Sabor”, revelou o gerente de
Marketing do Ibravin. “A qualidade do vinho brasileiro é percebida por todos que
degustam nossos rótulos. Esta promoção incentiva os consumidores a conhecerem
mais os vinhos brasileiros”, completou.
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