sábado, 16 de fevereiro de 2013

IP - INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA ALTOS MONTES É OFICIALIZADA

Foi autorizada a Indicação de Procedência (IP) para a região vitivinícola dos Altos Montes e, agora, os vinhos finos e espumantes das vinícolas da Associação dos Produtores de Vinhos Finos dos Altos Montes (Apromontes) produzidos na área delimitada dos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua (RS) , que responderem positivamente ao criterioso processo de seleção, poderão ostentar o selo do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A instituição representativa dos produtores, com apoio de órgão de pesquisa e empresas especializadas, pleiteava a Indicação desde 2005. “A Apromontes foi criada em 2002 e desde então ocorreu um grande processo de transformação em nossas vinícolas e produtos. Foram realizados muitos investimentos em vinhedos, vinícolas e em enoturismo. Atualmente somos 11 vinícolas preparadas para receber bem e produzir ótimos vinhos. Esse será um marco em nossa histórica”, destaca o presidente da Apromontes, Deunir Argenta.
 
 A produção dos vinhos da IP Altos Montes segue uma rígida normativa de controle, operacionalizada pelo Conselho Regulador da Apromontes, presidido por Daniel Salvador. Atualmente, 14 vinhos da safra 2012 já estão aprovados para receberem selos. Esses vinhos já passaram por análise de degustação dos membros do Conselho, pesquisadores da Embrapa e da Associação Brasileira de Enologia (ABE). “Em abril ou maio haverá degustação, análise e certificação dos produtos de 2013. Nessa safra o número de vinhos certificados deve dobrar devido ao melhor preparo das vinícolas para o envio de amostras”, destaca Salvador.

Os controles incluem os vinhedos (variedades autorizadas; produtividade controlada nos vinhedos e autorização de colheita com uvas maduras para valorizar a qualidade dos vinhos; origem da uva da região delimitada), a elaboração dos vinhos de acordo com padrões diferenciais constatados através análises químicas e sensoriais de todos os vinhos que irão para o mercado.


A IP DOS ALTOS MONTES

Localizada na região vitivinícola da Serra Gaúcha, no nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, a IP Altos Montes possui uma área delimitada contínua de 173,84 km2, ocupando parte do município de Flores da Cunha e parte do município de Nova Pádua, na margem esquerda do Rio das Antas.

Dados do Cadastro Vitícola mostram que os municípios de Flores da Cunha e de Nova Pádua possuem um total de 1.967 propriedades vitícolas, cuja área média é de 12,7 ha, sendo utilizada basicamente mão-de-obra familiar. Cada propriedade cultiva, em média, 3,13 ha de vinhedos. Embora a viticultura de vinhos tintos ocorra na região desde os anos 1930, em particular pela ação da então Vinícola Rio-Grandense, a viticultura para vinhos finos e espumantes da Apromontes foi retomada sobretudo pelas vinícolas associadas, através da implantação de vinhedos de alta qualidade.


INTEGRANTES DA REGIÃO IP DOS ALTOS MONTES

Fante Indústria de Bebidas, Viapiana Vinhos e Vinhedos, Luiz Argenta, Terrasul Vinhos Finos, Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Vinhos Mioranza, Panizzon Espumantes e Vinhos Finos, Vinícola Salvador, Val de Miz Vinhos Finos, Casa Venturini, Vinícola Fabian.

O roteiro enoturístico dos Altos Montes possui algumas das mais modernas e belas vinícolas do Brasil. Berço da produção de vinhos finos no país, a região ainda tem entre seus atrativos paisagens deslumbrantes para o Rio das Antas e gastronomia típica que tem como seu principal destaque o Menarosto, prato típico de Flores da Cunha.

Nenhum comentário: