quarta-feira, 26 de junho de 2013

AINDA ESTÁ EM TEMPO - PARTICIPE DA FIVE VIRTUAL

A primeira feira 2.0 dedicada exclusivamente aovinho orgânico no mundo, chega com um conceito ousado, o de apresentar vinhos criativos, de autor, sabores bem diferentes, inclusive, licores  elaborados com outras frutas, tudo, isso sim, com o selo ecofriendly. 

FIVE, a Feira Internacional do Vinho Orgânico, decidiu este ano se apresentar em formato virtual com o objetivo de ampliar o  seu raio de ação, tanto na presença de adegas como de visitantes. A feira online será entre os dias 21 e 30 de junho, e no que diz respeito às adegas, a iniciativa já deu mostras positivas, pois este ano haverá novas Denominações do Origem e novos estilos de elaboração.  

Mais de 300 tipos de vinhos, entre brancos, tintos, roses, espumosos e doces estarão neste encontro, que além de orgânicos, apresentará também vinhos biodinâmicos (cuja produção e elaboração é regida por ciclos lunares), e naturais (com utilização muito limitada de sulfitos).  O sudoeste europeu – Espanha, Portugal, França e Itália – é a região representada na feira virtual pois é nela que se concentra a maior variedade de vinhos e de formas de produção orgânica e onde, pelas condições geológicas e climáticas há uma maior diversidade de uvas e sabores.  

O vinho que respeita o meio ambiente tem alcançado um destaque importante nos grandes mercados consumidores de vinhos delicatessen, como Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Japão, e tem despertado o interesse de mercados emergentes como a China, Rússia e outros países do leste europeu. A ideia agora é que outros mercados, como o brasileiro, conheçam as peculiaridades deste produto. 

Na viticultura europeia, o vinho orgânico tem comprovado a sua vocação exportadora, mas também sua inovação e biodiversidade. Na Espanha, por exemplo, 70% da produção é vendida no exterior, com uma clara tendência em alta. Algumas adegas – que poderão ser conhecidas na feira - têm unido métodos ancestrais com a tecnologia mais avançada para a elaboração dos caldos; outras  têm optado por utilizar tipos de uvas pouco frequentes - descartadas pelas vinícolas convencionais por serem pouco produtivas ou demandarem cuidados excessivos - como viognier, verdil, trepat, maturana e monastrell.  

O crescente prestigio do vinho orgânico entre os especialistas

Durante a edição de FIVE 2012 (presencial), Fernando Gurrucharri, presidente da União Nacional de Degustadores de Vinho da Espanha e do Concurso Internacional Bacchus, um dos top five do mundo, ressaltou, a grande qualidade que os vinhos orgânicos vêm alcançando e a crescente diversidade dos sabores, se comparado com os vinhos convencionais. Como prova disso, no Bacchus 2012, a Bodegas Robles (D.O Montilla Moriles) que também estará no FIVE Virtual, foi uma das seis adegas do mundo que ganhou o Gran Bacchus de Oro, o maior reconhecimento do concurso. Lezaun (D.O. Navarra) foi outra destacada com três Bachus de Ouro, e que também estará na feira virtual. 

Ainda que a feira, por ser virtual, não tenha degustação, será uma excelente oportunidade para conhecer nominalmente vinhos diferentes, com caráter e uma grande qualidade. O visitante poderá conhecer o vinho segundo várias classificações: denominação de origem, região, tipo (tinto, rose, branco, espumosos, etc.), e descrições de tipo de uva e forma de produção, prêmios, entre outros. O contato será realizado diretamente com o produtor. Podem participar importadores, compradores em geral, especialistas do setor e prescritores. A feira será em espanhol e inglês e está aberta 24 horas por dia.

O que é o vinho orgânico

Na Europa o vinho orgânico está definido e legislado pela normativa europeia modificada no ano passado, segundo a qual o vinho deve ser produzido com uvas que não foram tratadas com produtos sintéticos (inseticidas ou adubos) direta ou indiretamente. O processo de vinificação também possui algumas restrições. Não está autorizado o uso de determinados ácidos ou elementos de desulfuração ou processos externos de síntese, entre outros.

O consumo destes vinhos na Europa vem se dando por diversos fatores, diferenciação de sabor e aromas, qualidade de produção e consciência ambiental 

A produção na Espanha

A Espanha é o maior produtor de vinho orgânico do mundo, segundo o Instituto Suíço de Pesquisa em Agricultura Orgânica (FIBL). O número de adegas orgânicas passou de 135 em 2001 a 456 em 2011, segundo dados do Ministério de Agricultura da Espanha. Embora a sua produção represente apenas 5% do total nacional, a quantidade de hectares que produzem uvas ecológicas para a produção deste tipo de vinho vem aumentando, ao contrário da produção vitivinícola convencional, do total produzido, 80% da produção espanhola vai para a exportação. 

FIVE, que está organizada por AEN, a Associação de Produtores Orgânicos da Navarra (Espanha).

Mais informação no Brasil:
Sandra Beltrán. Tel: (11) 989 824 604
sandra@comunica2.eu /info@comunica2.eu
Skype:sandra.orietta.beltran.baeza

Nenhum comentário: