sexta-feira, 21 de junho de 2013

VINHOS DO TEJO - EVENTO IMPERDÍVEL EM BELO HORIZONTE

Chegou o momento de o Brasil descobrir Portugal, em especioal, através dos vinhos da bacia do Rio Tejo, exatamente de onde partiram os lusitanos para dobrar as dimenções do mundo conhecido há mais de 500 anos.
Consagrados no velho continente  europeu, os vinhos de seis microrregiões e três terroirs que compõem o vale daquele rio português, de grande importância histórica, vão desembarcar nas Minas Gerais no próximo 27 de junho.
O local do evento será em Belo Horizonte, no Hotel Max Savassi (Rua Antônio de Albuquerque, 335), com a participação de 14 produtores de Vinhos do Tejo, numa jornada de degustação para imprensa e convidados (distribuidores, donos de lojas, proprietários de restaurantes, sommeliers, chefs de cozinha e enófilos).
A prova enviolverá mais de 100 rótulos e ocorrerá das 16h às 20h.  Entre 17h e 18h, haverá seminário e degustação comentada por Márcio Oliveira – editor do blog Vinoticias, orientador de confrarias de vinho, professor de Gastronomia, Vinhos e Harmonização, master em Vin de Provence, consultor para montagem de Cartas de Vinho para restaurantes, importadoras e caves, diretor e professor na seccional mineira da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-MG).

 Os rótulos representam as micro-regiões de Tomar, Santarém, Chamusca, Cartaxo, Almeirim e Coruche, que se distribuem por zonas de solo e clima tão absolutamente distintos que, embora abraçadas pelo mesmo ponto do Tejo, ganharam status de terroirs: Bairro, Lezíria e Charneca. Será a oportunidade de provar castas genuinamente lusitanas, como Touriga Nacional, Trincadeira, Fernão Pires, Arinto e Verdelho.
 
Famosos desde antes de Portugal se constituir em nação (uma menção de Dom Afonso Henriques aos fermentados da uva de Santarém data de 1170) e inseridos no mercado inglês desde o século 13, os Vinhos do Tejo sempre foram reputados pela elevada produtividade. Em tempos mais recentes, porém, conseguiram a rara proeza de conjugar o primeiro predicado com preços competitivos e altíssima qualidade.
 
Revolução

Muita coisa mudou. Se é verdade que a área de terras imediatamente anterior à foz do Tejo, em Lisboa, manteve-se com poucas árvores e muitas e tradicionalíssimas adegas, clima ameno e precipitações regulares, por outro lado, renovou suas vinhas e métodos. Os tonéis e depósitos de cimento do passado foram trocados por tanques de aço inoxidável, sistemas de refrigeração e pipas de carvalho para envelhecimento.

 
Atualmente, dos 19 mil hectares de vinhedos da região (cerca de 8% do total nacional), 2,5 mil levam o timbre da Denominação de Origem Certificada (DOC). Na edição de Abril deste ano da revista Wine Enthusiast no seu trabalho “2Portuguese Gens”, 18 vinhos do Tejo foram destacados entre os 52 melhores vinhos portugueses. Em 2011, o ranking anual da Wine Enthusiast classificou um vinho do Tejo (Fiuza IKON Chardonnay/Trincadeira das Pratas) como o 6º melhor do mundo e o melhor entre os vinhos portugueses.
 
Em 2012, os Vinhos do Tejo atingiram quase 30 medalhas nos concursos Mundial de Bruxelas e da academia Mundus Vini, na Alemanha, e pela primeira vez conquistaram o reconhecimento da prestigiada Decanter, com mais de 15 prêmios.
 
Segundo João Silvestre, diretor geral da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, de modo geral os brancos são frutados e de aromas tropicais ou florais, enquanto os tintos são jovens, aromáticos e de taninos suaves. “Coincidência ou não, bem ao gosto dos brasileiros, pelo que registra o mercado”, observa João Silvestre, acrescentando o “ótimo custo-benefício dos rótulos do Tejo”.
 

Degustação de Vinhos do Tejo

Dia: 27 de junho de 2013
Local: Max Savassi Hotel (Rua Antônio de Albuquerque), 335
Horário: Das 16h às 20h
Seminário e Prova Comentada por Márcio Oliveira das 17h às 18h – apenas 30 vagas (por ordem de chegada)

Reserva de vagas até o dia 20 de junho pelo e-mail:
vinhosdotejobh@gmail.com

Nenhum comentário: