segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CERVEJA - NÃO BEBA QUALQUER UMA!

Num país como a França que produz próximo de 6 bilhões de litros de vinho por ano, obviamente que uma considerável quantidade de litros é de qualidade inferior, não passa de vinho corrente cujo padrão é adequado para ser bebido por uma imensa quantidade de pessoas que não o faz para apreciar mas somente para ajudar a deglutir alguma refeição.

Assim também ocorre nas marcas de cerveja de qualidade comercial, uma bebida para se beber como se fosse água. Não têm o que apreciar, só servem para molhar a guela!

Tenho apreciado muitas marcas excelentes de cerveja com raça e alma, umas lager (baixa fermentação), outras ale (alta fermentação), fabricadas em quantidades limitadas para garantia da qualidade.


No 2° Wine Weekend Festival, entre outras excelentes cervejas, provei a linha da paulista Karavelle, uma cervejaria artesanal: Weiss, Kelller, Premium Pielsen, Red Ale e Barba Negra.




Chamou especialmente a atenção a Red Ale, de inspiração inglesa, que mostra uma característica cor âmbar, aroma maltado e sabor frutado num toque de boca cremoso de cerveja que cresce sobre a língua com sabor delicado e decididamente maltado. O final de boca deixa sensação refrescante traço do lúpulo inglês. Preço de venda R$ 9,00.


Dentro de outro estilo, a Premium Pilsen bem mostra a qualidade de uma lager elaborada sob condições não industriais. Produzida com purto malte e de acordo com a Lei de Pureza da Baviera (Reinheigebot), mostra a alegria da cor amarelo límpido, aromas florais e ataque cremoso de boca, onde cresce na forma de um creme estremamente agradável. Seu teor alcoólico baixo, 4,5%, oferece uma cerveja com traços adocicados do puro malte e aquele característico leve amargor devido ao lúpulo, muito refrescante.

Finalmente, com estilo próprio das cervejas de trigo e cevada, trabalhadas com lúpulo e levedura dre alta fermentação, a Weiss mostrou a tipicidade das melhores Weizenbiers do sul da Alemanha. Naturalmente turva, aroma e sabor frutados, traços de especiarias, oferece na boca espuma densa, abundante e cremosa, além de muito refrescante.



Uma outra cerveja de grande qualidade, a Cidade Imperial, uma cerveja com aromas intensos de cevada, cor mais escura, digamos um amarelo avermelhado, sabor típico do puro malte. Preço de venda R$ 5,50.

Nenhum comentário: