sábado, 13 de agosto de 2011

ICEWINE DA PERICÓ 2011 JÁ ESTÁ EM ELABORAÇÃO

Foi na madrugada do sia 28 de junho de 2011, com temperaturas bem abaixo de zero, mais precisamente a -9°C, antes do sol nascer, que o pessoal da Vinícola Pericó, São Joaquim, Santa Catarina,  iniciou a elaboração da safra 2011 do néctar Pericó Icewine.

Normalmente nos países tradicionais produtores de Icewine como Alemanha, Áustria e Canadá, as uvas utilizadas são de variedades brancas como a Riesling Renana, por exemplo. A Vinícola Pericó a  casta eleita foi a Cabernet Sauvignon, que suporta colheitas mais tardias, garantindo a permanência dos cachos nas videiras por um tempo que adentra aos dias invernais. É também a única capaz de sustentar seu lento amadurecimento nas parreiras até a chegada das temperaturas negativas do inverno na altitude dos vinhedos de 1.330 msnm, no município de São Joaquim, em plena serra catarinense.

Naquela madrugada extremamene fria as uvas Cabernet Sauvignon, em excelentes condições de sanidade e de superamadurecimento, estavam congeladas naturalmente, quando a colheita foi cuidadosamente conduzida pela equipe Pericó.


Este é o 2º ano em que a Vinícola Pericó tem em seus vinhedos o fenômeno natural mais esperado do inverno: muito gelo, baixas temperaturas e as condições ideais para colher uvas congelafas, perfeitas para a produção desse vinho raro, o vinho do gêlo. Em 4 e 12 de junho de 2009, com os termômetros marcando -7,5º C, esse sonho se tornou realidade pela primeira vez no Brasil. O 1º Icewine foi produzido no Brasil em uma ação ousada e pioneira da Vinícola Pericó e lançado em uma data especial, 10.10.10, às 10h10’10’’.

Para elaborar um Icewine – vinho do gelo – é preciso colher as uvas maduras em temperatura inferior a  sete graus negativos (-7ºC). Nessa condição, a água congelada no interior das uvas é separada durante o processo inicial de elaboração, resultando em um mosto rico em açúcares que posteriormente é fermentado lentamente e depois, permanece por alguns meses em barricas de carvalho francês.

A Vinícola Pericó apresentará, em 2012, a 2ª safra do Icewine genuinamente brasileiro, com qualidade equivalente aos tradicionais Icewines produzidos na Áustria, Alemanha, Itália, Nova Zelândia, Hungria, Canadá, e outros poucos a mais.

No vinhedo o processo também tem exigências especiais: a poda das videiras é feita pelo método Guyot, com o objetivo de distribuir melhor os cachos e dar maior uniformidade na maturação das uvas. Também é feito um raleio drástico, com descarte de mais de 50% da uva que seria produzida por pé para favorecer a concentração de açúcar.

Agora é aguardar o amadurecimento do Pericó Icewine que se prolongará por meses até 2012.

Nenhum comentário: