A Cachaçaria Weber Haus, fundada há 65 anos, está localizada na pequena cidade gaúcha de Ivoti, parada obrigatória para quem parte de Porto Alegre com destino à Serra Gaúcha, percorrendo a rota alternativa muito aprazível e romântica daquelas paregens do Rio Grande do Sul.
O processo de fabricação se apoia em ações artesanais:
A matéria-prima vem de variedades de cana selecionadas através da perfeita adaptação ao solo local, manejos agrícolas orgânicos e o grau de açúcar resultante no caldo.
A moagem é realizada em curto espaço de tempo após o corte da cana a fim de se evitar acidez na fermentação e se reveste de cuidados especiais de higiene, decantação e filtragem, que garante a boa qualidade.
A fermentação trabalha somente caldo de cana (garapa) em boas condições e com graduações de açucar apropriadas, obtidas pela produção orgânica.
A alambicagem é desenvolvida em equipamentos de grande dose artesanal que tratam do aquecimento, evaporação e condensação do caldo, construídos em cobre com cuidados especiais para se manter limpeza das superfícies. O rejeito da operação, o vinhoto, é reciclado nas operações de adubação da lavoura de cana.
Na destilação, as chamadas "cabeça" e "calda" do processo são sempre eliminadas, aproveitando-se a arte nobre denominada "coração", o que resulta em menor quantidade produzida, porém de alta qualidade.
A armazenagem se dá em barris de carvalho e dornas sassafrás-bálsamo, traduzindo um envelhecimento com enobrecimento da cachaça resultante.
A alambicagem é desenvolvida em equipamentos de grande dose artesanal que tratam do aquecimento, evaporação e condensação do caldo, construídos em cobre com cuidados especiais para se manter limpeza das superfícies. O rejeito da operação, o vinhoto, é reciclado nas operações de adubação da lavoura de cana.
Na destilação, as chamadas "cabeça" e "calda" do processo são sempre eliminadas, aproveitando-se a arte nobre denominada "coração", o que resulta em menor quantidade produzida, porém de alta qualidade.
A armazenagem se dá em barris de carvalho e dornas sassafrás-bálsamo, traduzindo um envelhecimento com enobrecimento da cachaça resultante.
Por esse procressamento passam especialmente as cachaças Webwr Haus rotuladas como Envelhecida Premium, Certificada Ouro, Premium, Reserva Especial, Prata e Certificada Prata.
Agora a Cachaçaria Weber Haus passará a exportar para a França. A negociação durou dois anos com a Wine
Of Life, uma empresa que traz vinhos franceses ao Brasil e conheceu as cachaças
elaboradas em Ivoti, na Rota Romântica do Rio Grande do Sul, na ExpoVinis, em
São Paulo.
Evandro Weber, diretor da cachaçaria gaúcha, informa que o primeiro contêiner com 18 mil garrafas deve embarcar em fevereiro para França. Serão vendidas duas linhas de produtos da Weber Haus: a Lundu (para supermercados) e a Weber Haus (só para delicatessen e lojas gourmet).
A gerente de exportação, Denise Hörlle, aposta no crescimento das vendas para o mercado externo em 2013, a partir da entrada em novos clientes na Europa e na Ásia, além do incremento na comercialização nos clientes dos Estados Unidos e do Canadá. “A Weber Haus fechou 2012 com 30% do seu faturamento vindo do mercado externo”, informa Denise, acrescentando que, em 2011, a participação das exportações era de apenas 10%. A meta da Weber Haus para o ano que se inicia é alcançar 40% do faturamento vindo de clientes pelo mundo.
Evandro Weber, diretor da cachaçaria gaúcha, informa que o primeiro contêiner com 18 mil garrafas deve embarcar em fevereiro para França. Serão vendidas duas linhas de produtos da Weber Haus: a Lundu (para supermercados) e a Weber Haus (só para delicatessen e lojas gourmet).
A gerente de exportação, Denise Hörlle, aposta no crescimento das vendas para o mercado externo em 2013, a partir da entrada em novos clientes na Europa e na Ásia, além do incremento na comercialização nos clientes dos Estados Unidos e do Canadá. “A Weber Haus fechou 2012 com 30% do seu faturamento vindo do mercado externo”, informa Denise, acrescentando que, em 2011, a participação das exportações era de apenas 10%. A meta da Weber Haus para o ano que se inicia é alcançar 40% do faturamento vindo de clientes pelo mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário