sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

VINÍCOLA LUIZ ARGENTA E A FESTA "DOCE" NOS VINHEDOS

Os primeiros cachos de uva da Vinícola Luiz Argenta, localizada na região dos Vinhos dos Altos Montes (Flores da Cunha e Nova Pádua), começaram a ser colhidos ontem, marcando o início da vindima 2013 na propriedade. Antecipada em cerca de 20 dias, em relação ao ano passado, a colheita já anuncia uma safra de qualidade, especialmente para os espumantes. Isso porque a rotina iniciou com a tinta Pinot Noir, utilizada para a elaboração de base espumante. Ainda esta semana também será colhida a branca Chardonnay, mais um clássico entre os espumantes.


As uvas apresentam sanidade e perfeito equilíbrio entre acidez e açúcar. “Ao colher essas parcelas exclusivas de Pinot Noir, podemos afirmar que a qualidade é superior a safra anterior em virtude das uvas apresentarem um excelente equilíbrio de acidez e açúcar, resultado do clima dos últimos 10 dias”, avalia o enólogo da vinícola, Edegar Scortegagna. Segundo ele, os dias mais frescos registrados depois do calor excessivo do Natal influenciaram o desempenho. “Os consumidores podem preparar suas taças, pois os espumantes que estamos começando a elaborar vão brindar uma produção de altíssima qualidade”, garante o enólogo, que conta com a experiência do técnico agrícola, Zair Molon.


O acompanhamento da safra é feito por testes organolépticos no vinhedo e físico-químico no laboratório, com intervalos de dois a três dias, o que confere precisão durante todo o trabalho. Com a safra adiantada, a previsão é que a colheita encerre no final de março, ao contrário de anos anteriores quando se estendia até meados de abril. Até lá, cerca de 180 mil quilos de uvas de 16 variedades viníferas deverão ser colhidos, selecionados manualmente e processados em um sistema de vinificação por gravidade, que evita o bombeamento e preserva a integridade da uva.


Logo depois da colheita, a uva segue para uma câmera fria, onde mantém o seu frescor. São feitas de duas a três colheitas por variedade, selecionando os melhores cachos. “Extraímos o melhor da terra, mas também preservamos e empregamos toda sensibilidade necessária para elaborar os melhores vinhos”, afirma o diretor geral da vinícola, Deunir Argenta, que acompanha de perto todo processo. Para Daiane Argenta, diretora de marketing da empresa, todo cuidado é um compromisso com quem aprecia o bom gosto. “Quando abrimos uma garrafa e degustamos o resultado de todo trabalho renovamos nossa motivação de seguir investindo em novos e diferenciados produtos para surpreender um público ávido por sofisticação, exclusividade, prazer e emoção”, comemora.


Os vinhedos que a vinícola preserva em 55 de seus 140 hectares são formados por 170 mil mudas com uma produção de aproximadamente um quilo por planta, o que totaliza cerca de 180 mil garrafas com lotes extremamente exclusivos de 100 a 3 mil garrafas.


Compartilhando emoção

A vindima na Vinícola Luiz Argenta pode ser compartilhada pelos visitantes mediante agendamento prévio, inclusive no período do Carnaval. Entre os vinhedos de uma das mais belas vinícolas do mundo, o turista pode passear de trator com paradas estratégicas e ainda participar da colheita. O passeio dura, em média, 40 minutos, com saída em frente a vinícola. O custo por pessoa é de R$ 30 e inclui visitação na vinícola com degustação de vinhos e espumantes.


Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3292.4477. Saiba mais: www.luizargenta.com.br.

Nenhum comentário: