A parceria do IBRAVIN - Instituto Brasileiro do Vinho (RS) com a APEX_Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos havia disparado um projeto Wines from Brazil para promoção de exportações de vinhos brasileiros.
Depois criou-se a imagem mercadológica de um saca-rolhas de aço inoxidável, desenhado pelos artistas irmãos Campana e fabricado pela Tramontina. Aliás, a Tramontina fabricou há mais ou menos de 50 anos o primeiro saca-rolhas brasileiro.
Várias viagens de divulgação foram feitas para o exterior com o Ibravin acompanhado de vinícolas que aderiram ao projeto.
A questão evoluiu e o ataque não poderia ser focado tão somente no mercado externo. Daí veio a idéia de se ter uma única identidade do vinho brasileiro tanto para o mercado externo como para o interno.
O projeto ganha maior envergadura mercadológica e passa de Wines from Brazil para Wines of Brasil, com a mesma imagem do saca-rolhas estilizado.
Atualmente são 38 vinícolas associadas ao projeto sendo 28 da Serra Gaúcha, 1 da Campanha Gaúcha, 1 dos Campos de Cima da Serra, 6 de Santa Catarina e 2 do Nordeste.
Com este corpo crescente de associados, o IBRAVIN deve incrementar o conhecimento do vinho brasileiro pelos brasileiros, e num máximo de 5 anos consolidar a identidade do vinho brasileiro no exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário