quinta-feira, 25 de novembro de 2010

TAYLOR'S LANÇA UM PORTO RARIDADE

No mês de dezembro que se aproxima, a Taylor's colocará à venda um dos vinhos mais velhos e raros do mundo, tanto para a alegria de colecionadores, como para deleite de apreciadores de Vinho do Porto do mundo todo.

Rotulado como Taylor’s SCION, trata-se de um Vinho do Porto pré-filoxa produzido em meados dos anos 1.800, antes da devastação provocada nos vinhedos europeus pela filoxera. As uvas são viníferas originais e genuíbas, cultivadas em pés francos, ou seja, castas portuguesas das raízes às uvas, pés que após a praga foram enxertados sobre cavalos de videiras americanas.

Esta raridade de uvas somente é encontrada em alguns lugares do mundo. Na Argentina, em Colomé, degustei um corte de castas brancas, capitaneado pela Sémillon, de uma videira franca de 150 anos!

Bem, com o fenômeno de se ter todas as castas colhidas de pés francos, outros fatos incríveis envolvem este notável vinho de raridade e importância histórica. São incríveis dois fatos: um deles, o Taylor's SCION passou 155 anos em envelhecimento em casco, o outro, o vinho está em perfeitas condições. A equipe de provadores do Robert Parker atribuiu 100 pontos ao SCION o que atesta bem a qualidade deste vinho.

Foi em 2008 que David Guimaraens, enólogo da Taylor’s, provou este vinho que repousava num armazém de uma família do Douro que o mantinha como reserva privada, com uma única falta, um casco que dizem ter sido adquirido por Winston Churchill.

Em 2009, o único descendente direto da família morreu sem deixar filhos, tendo os herdeiros decidido vender o vinho. A Taylor's adquiriu amostras dos dois cascos e constatou que as quinze décadas de envelhecimento em madeira tinham-no concentrado e conferido uma complexidade mágica.

Diante de tal raridade, a Taylor’s foi obrigada a se decidir entre reservá-lo para abrilhantar os lotes de vinhos mais velhos da casa ou engarrafá-lo em separado, oferecendo ao mundo um Porto de 155 anos, nunca antes engarrafado.

A Taylor's optou pela segunda opção, engarrafando um número exclusivo de garrafas que, como não podia deixar de ser, serão vendidas numa embalagem especialmente luxuosa a preços bem extravagantes. No total foram produzidas 1000 garrafas, todas vendidas, sendo algumas poucas reservadas para o Brasil.



Taylor’s SCION é apresentado numa embalagem especial que recorda o período em que este Porto de 155 anos foi feito. Inspirado numa caixa de instrumentos do século XIX, a embalagem tem detalhes artísticos que muito enobrecem o produto. O decanter de cristal que contém o SCION apresenta desenho exclusivo e foi soprado manualmente.

Na tampa da caixa encontra-se um exmplar de uma edição limitada do livro que conta a história do SCION e da sua fantástica viagem através do tempo.

A palavra SCION tem dois significados: descendente ou herdeiro de uma família nobre, e garfo (galho de uma planta)especialmente utilizado para a enxertia.

De cor mogno profundo apresenta uma auréola âmbar pálida com subtis reflexos azeitona. O vinho envolve o nariz com uma sublime e arrebatadora fusão de opulentos e sedutores aromas. Intenso perfume de melaço e figo envolvido por complexas notas de café torrado, folha de charuto, pimenta preta e cedro combinadas num arrebatador, mas discreto odor de madeira de carvalho.

O vinho pode ser encomendado na Portus Cale, representante exclusivo da Taylor´s no Brasil, www.portuscale.com.br. - Av. Dr. Arnaldo 1714 - tel: (11) 3675-5199 – São Paulo.

Nenhum comentário: