ESTADOS UNIDOS - VINHOS BRASILEIROS NO MAIOR DISTRIBUIDOR
A conhecida distribuidora norte-americana Southern Wine and Spirits, a maior empresa do gênero da América, é a grande parceira dos vinhos brasileiros naquele país, devendo começar pela Flórida e Nova Iorque, para depois ampliar a distribuição por mercado norte-americano.
A Southern acaba de selecionar seis vinícolas gaúchas para trabalhar a
partir do segundo semestre deste ano no maior mercado consumidor de vinhos do
mundo, desde o ano passado após superar o Reio Unido. A Southern está
presente em 35 estados norte-americanos e comercializa cerca de 90 milhões de
caixas de 5 mil marcas de vinhos por ano para aproximadamente 200 mil
clientes.
A venda dos rótulos brasileiros começará pela Costa Leste dos
EUA, especialmente pela Flórida (sede da empresa) e por Nova Iorque. O primeiro
embarque, que deve ocorrer no início do segundo semestre, terá pelo menos 30
vinhos (90%) e espumantes das seis vinícolas pré-selecionadas. A Southern
escolheu os melhores vinhos das vinícolas. Também foram eleitos vinhos com a uva
moscato, que, no momento, são sensação entre os consumidores
norte-americanos.
“Estamos muito animados”, afirma Andreia
Gentilini Milan, gerente do projeto Wines of Brasil, realizado em
parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira
de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). “Os vinhos brasileiros
estão de parabéns, porque chamaram a atenção do maior distribuidor de vinhos dos
Estados Unidos”, destaca Andreia.
A distribuição é a chave do sucesso
nos Estados Unidos, um país continental maior do que o Brasil. “Só pelo fato da
Southern ter escolhido trabalhar com os vinhos brasileiros, seremos
vistos com outros olhos pelos críticos, pelos compradores e até mesmo pelos
consumidores”, comenta Andreia. A Southern só trabalha com grandes marcas
e vinhos do mundo todo. “Pela primeira vez, poderemos ter uma distribuição
nacional nos Estados Unidos. Esta pode ser considerada uma das maiores
conquistas da história do Wines of Brasil”, comemora.
Andreia estima que as exportações para os
Estados Unidos devem pelo menos dobrar em 2013, quando o trabalho de
distribuição dos vinhos brasileiros realmente estará consolidado pela
Southern. No ano passado, as empresas integrantes do Wines of
Brasil faturaram US$ 327,5 mil com venda de vinhos para os EUA, que ficou no
4º lugar no ranking de países compradores de rótulos verde-amarelos. “Com a
Southern, a tendência é que os Estados Unidos se tornem o principal
destino dos vinhos brasileiros a partir do próximo ano”, projeta.
Pelo
menos quatro vinhos de cada empresa serão exportados para os Estados Unidos por
meio da Southern. A definição das quantidades exatas de cada rótulo das
seis vinícolas verde-amarelas será feita após a aprovação legal dos rótulos para
o mercado norte-americano, que está em pleno andamento. Por isso o nome das
empresas não pode ser revelado ainda.
Histórico
A aproximação
da Southern com os vinhos brasileiros começou na Vinexpo do ano passado,
realizada em Bordeaux, na França. Foi nesta feira que Andreia recebeu no estande
do Wines of Brasil a visita de Mel Dick, presidente da Wine Division
da Southern. Ele estava acompanhado do vice-presidente executivo,
Steve Slater. Na época, os dois disseram que “estava ocorrendo um ‘burburinho’
sobre os vinhos brasileiros nos Estados Unidos”. “Estamos convencidos de que os
vinhos do Brasil terão seu espaço no mercado americano nos próximos anos”, falou
Dick, na Vinexpo.
Ele acertou com a Andreia o envio de amostras dos
rótulos das empresas integrantes do Wines of Brasil para uma seleção da
Wine Division. No início deste ano, Steve Slater veio até a Serra Gaúcha
para conhecer algumas vinícolas e degustar os produtos verde-amarelos.
“Apostamos muito nos vinhos brasileiros. Há cerca de 15 anos, fizemos a mesma
aposta nos vinhos argentinos e chilenos, que eram praticamente desconhecidos nos
Estados Unidos”, comentou Slater, na época.
No começo de
abril, em Las Vegas, durante a convenção e exposição de vinhos para
distribuidores nos Estados Unidos organizada pela Wine & Spirits
Wholesalers of America, a representante do Wines of Brasil, Bárbara
Ruppel, almoçou com Steve Slater e Mel Dick. “Eles se mostraram muito bem
impressionados e entusiasmados com os vinhos brasileiros”, contou Bárbara.
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