Acaba de ser lançado no
Brasil um modelo inovador de venda de vinhos, através do site www.Sonoma.com.br ,
com uma forma de e-commerce "venda privada," inédito no mundo do vinho.
O Sonoma é uma empresa
“startup” criada por uma equipe de profissionais com grande reconhecimento tanto
na área de enogastronomia quanto na de e-commerce. Adotando o modelo de "venda
privada," Sonoma oferece os seus membros seleções semanais, negociadas direto
com produtores, em quantidades limitadas e com preços até 60% abaixo do mercado.
A proposta da empresa é entregar duas vantagens ao cliente: ajuda-lo na escolha
de vinhos e produtos gastronômicos e oferecer preços mais baixos do que o
mercado pratica.
O fundador
do Sonoma é o americano Alykhan Karim, 28 anos, que mora no Brasil há
dois anos. Alykhan é formado em Relações
Internacionais com especialização em Economia da América Latina, fala espanhol e
português fluente e, por ser da Califórnia e apaixonado por vinhos, conviveu
muito com a vinicultura da região. Impressionado com a grande diferença entre os
preços e a oferta de vinhos no Brasil, comparado ao Estados Unidos,
resolveu trazer o novo modelo de comércio de "venda privada" para baixar bem as
margens ainda oferecendo uma excelente seleção de
produtos.
Depois de gerenciar a
área de vendas na empresa de e-commerce Oppa neste país, o americano associou-se
a Edson Barbosa, que foi CEO da primeira grande loja virtual de vinhos no
Brasil, a Estação do Vinho, para esse novo
projeto. Com um investimento inicial em torno de 600 mil reais, se estruturaram
para tentar mudar o mundo do vinho e da gastronomia.
A equipe
do Sonoma promete ser extremamente rigorosa na seleção dos vinhos
oferecidos. Os produtos são avaliados e escolhidos pela equipe de curadores com
3 critérios básicos: qualidade; relação custo x benefício e a resposta positiva
para uma pergunta simples: “Eu teria esse produto em minha casa?”. Entre os
produtos já oferecidos incluíram um Cotês du Rhône de 94 pontos Robert Parker
por apenas R$79, e novidades poucos encontrados no Brasil como vinhos da uva
Friulano e da Córsega. A rede de contatos destes especialistas vai garantir o
acesso a produtos especiais, grandes oportunidades e com certeza grandes
negócios. "Hoje o crescimento de consumo de vinho e produtos gourmet no Brasil é
impressionante," conta Alykhan. "Sonoma quer ajudar a ambos, novato e
conhecedor, a navegar neste mundo."
Para realizar este
desafio, além das boas ofertas, o Sonoma também cria conteúdo de alta
qualidade, escrito por jornalistas experientes num estilo diferente das mídias
especializadas: simples e claro, com uma linguagem lúdica e divertida.
“Escrevemos como se fossemos um "amigo" descrevendo um vinho”, comenta Jô
Barros. “Os amigos costumam passar confiança e credibilidade nas suas dicas e é
exatamente isso que queremos ser para nossos clientes”.
A empresa começou suas
atividades em 1 de julho e no final do mês já contava com 35 mil cadastros no
site e quase 100 mil amigos no facebook, principalmente pela divulgação boca a
boca. “Já tivemos clientes comprando 5 vezes no primeiro mês. Já se tornaram
VIP, nunca mais vão pagar custo de frete nas entregas” conta empolgado
Alykhan.
O Sonoma entrega em toda
a região sul e sudeste do Brasil, no prazo máximo de até 5 dias. O pagamento
pode ser parcelado em 3vezes e, para compras acima de R$200,00, não será cobrado
o frete como promoção de lançamento. Em breve o Sonoma vai atender outras
regiões do Brasil.
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