segunda-feira, 3 de setembro de 2012

POLÍTICA DAS BOAS PRÁTICAS NA VITIVINICULTURA

 

 Consultores que estão trabalhando na implantação do PAS (Programa Alimento Seguro) – Uva para Processamento junto a um grupo piloto de vinícolas e viticultores em diferentes regiões do país estarão reunidos de segunda a quarta-feira (3 a 5 de setembro) para trocar experiências. O evento será realizado na sede da Embrapa Uva e Vinho (Rua Livramento, 515), em Bento Gonçalves. Estarão presentes neste encontro profissionais da Embrapa e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para avaliação do andamento das ações dos consultores e definições sobre auditorias. Atualmente, 42 empresas e 60 produtores do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Pernambuco são atendidos pelo PAS-Uva.

O PAS é um projeto desenvolvido pelo Sistema S (Senac, Sesc, Senai, Sesi, Sebrae, Senar e Senat) e tem o objetivo de reduzir os riscos de contaminação de alimentos para os consumidores, reduzir os custos, aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos pelas empresas ampliando sua competitividade e orientar empresariado sobre a responsabilidade do seu negócio. Para alcançar essa meta, o programa oferece capacitação e consultoria para as empresas urbanas e rurais, que identificam os perigos à segurança do alimento desde a obtenção da matéria-prima até o consumo, estabelecendo medidas de controle e monitoramento para obtenção de um alimento de qualidade. “A novidade para a vitivinicultura é o lançamento da metodologia PAS aplicada especificamente para a setor”, explica a consultora do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) que acompanha o programa, Janine Basso Lisboa.


Desde 2010, o Ibravin e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) desenvolvem o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Vinhos, Espumantes e Sucos de Uva, onde uma das ações realizadas foi o desenvolvimento do Programa PAS – Uva para Processamento, que compreende Boas Práticas Agrícolas (BPA), Boas Práticas Enólogicas (BPE) e Avaliação de Perigos e Pontos Críticos do Controle (APPCC). Após o desenvolvimento de material e metodologia, foram capacitados consultores e agora o programa encontra-se na fase de implementação prática em um grupo piloto de vinícolas.

Programação do Encontro de Consultores do PAS em Bento Gonçalves:


Consultores que estão atuando com BPA – Boas Práticas Agrícolas

03/09 – 14h às 17h30min

04/09 – 8h30min às 12h e das 14h às 17h30min


Consultores que estão atuando com BPE e APPCC – Boas Práticas Enólogicas e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

05/09 – 8h30min às 12h e das 14h às 17h30min

Nenhum comentário: