Em cada uma das cidades foram realizadas
degustações temáticas conduzidas pelo Master Sommelier Evan Goldstein, discorrendo sobre a história e as novidades dos rótulos brasileiros. A promoção fez parte do projeto Wines
of Brasil, realizado pelo Ibravin e pela Apex-Brasil. Os eventos puderam ser
acompanhados pelas redes sociais nas quais se fez a cobertura online da viagem e
ações especiais voltadas ao mercado norte-americano.
As
degustações receberam especialistas e profissionais do setor, multiplicadores da informação e formadores de opinião pública. Os participantes estão atentos à evidência que tem assumido os produtos brasileiros, fenômeno esse que vai crescer ainda mais
com a proximidade de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, conforme comenta Maurício Roloff, do Wines of Brasil.
Ao todo, 13 produtos foram expostos ao
mercado norte-americano nesta viagem: Casa Perini Prosecco, Casa Valduga 130
Brut, Cave Geisse Terroir Brut Rosé 2008, Aurora Carnaval Moscato, Lidio Carraro
Dádivas Chardonnay 2012, Pizzato Reserva Egiodola 2007, Lidio Carraro Elos
Touriga Nacional/Tannat 2008, Casa Valduga Gran Raízes 2009, Miolo Terroir
Merlot 2009, Don Guerino Gran Reserva Ancelotta 2007, Salton Talento 2006,
Pizzato Reserva Alicante Bouschet 2005 e Miolo Quinta do Seival Castas
Portuguesas 2008. Eles representam bem a diversidade de estilos da vinicultura
brasileira, com destaque para os espumantes e os tintos feitos de variedades
menos tradicionais (ou exóticas, como Ancelotta, Alicante Bouschet e Egiodola).
Os consumidores finais não ficaram de fora desse roteiro, participando ativamente via redes sociais. A viagem coincidiu com duas ativações que o projeto Wines of Brasil promoveu na internet. A primeira foi feita sob medida para as degustações. Chamada de “2012 North American Tour”, a ação perguntou aos usuários da página do Wines of Brasil no Facebook (facebook.com/brazilianwines) quais pontos turísticos das cidades visitadas deveriam passar por uma “brasilização”. A partir das respostas, foram feitas divertidas montagens fotográficas que colocam os rótulos brasileiros em alguns dos mais conhecidos cartões-postais dos Estados Unidos.
Além disso, os
participantes das degustações foram estimulados a compartilhar suas impressões
sobre os vinhos na mesma página da web. Os que aceitaram o desafio foram
premiados com camisetas verde-amarelas feitas especialmente para a série de
encontros.
A segunda
iniciativa da Wines of Brasil na web ainda em agosto. Em
parceria com o site Snooth.com, maior rede social norte-americana dedicada ao
mundo do vinho, foi elaborado um quiz sobre a vitivinicultura nacional. O jogo
faz parte da seção Wine Rack, uma das mais acessadas do Snooth.com. Aqueles que
respondem as perguntas corretamente são premiados com uma medalha que atesta o
conhecimento do usuário. No dia 11 de outubro, 30 usuários que conquistaram suas
medalhas terão a chance de participar de uma degustação exclusiva de vinhos
brasileiros em Nova York, conduzida por Gregory Dal Piaz, editor-chefe do
Snooth.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário