sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NEW YORK STATE: VERY GOOD WINES

Sempre que falamos de vinhos norte-americanos logo nos fixamos nos vinhos californianos e, mais recentemente, nos vinhos do Oregon e Washington, cuja qualidade fala por si só. Também pudera, os californianos representam 90% dos vinhos norte-americanos.

No entanto, visitando o estado de New York, além de passear na capital do mundo, pode-se apreciar excelentes vinhos em Long Island, Hudson River Valley e Finger Lakes.

Para não ser cansativo, em Long Island (AVA North Fork of Long Island), visitar a Laurel Lake Vineyards ou a Palmer Vineyards pode ser a oportunidade de experimentar vinhos varietais muito interessantes como Chardonnay, Gwwürztraminer, Riesling,ou Cabernet Franc. Mas tem muito mais!

No Hudson River Valley existem algumas vinícolas ícones, entre elas, a Brothewood e a Millbrook.

A Brotherwood se destaca por ser a mais antiga vinícola dos Estados Unidos, fundada em 1839, nunca deixou de operar, inclusive durante a lei seca. Nela existe um museu do vinho. Merecem atenção os varietais Pinot Noir, Merlot, Zinfandel e Chardonnay.

A Millbrook oferece um bom Cabernet Franc, além do Merlot, Cabernet Sauvignon e Chardonnay.

Nos Finger Lakes o maior destaque vai para o Dr. Konstantin Frank que elabora um mélico Riesling Late Harvest, além dos normais Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot. A novidade surpreendente é um varietal da casta caucásica Rkatsiteli, aromático, elegante e bem estruturado. Não sei de outro lugar que cultive esta uva a não ser a Moldovia!

Nenhum comentário: