sábado, 9 de outubro de 2010

VOCÊ CONHECE VINHO TINTO ALEMÃO ?

Se você é daqueles que ligam o vinho alemão a um vinho branco, levemente doce, baixa graduação alcoólica, engarrafado na famosa garrafa azul... ou seja, se para você vinho alemão típico é o Lienfraumilch, então você está por fora e não sabe o que está perdendo.

O vinho alemão moderno vem da parte sul daquele país, mais precisamente das regiões de Baden e Württemberg, nas quais há mais sol e calor durante o dia e o necessário friozinho durante a noite. A maioria dos vinhos tintos alemães vem destas áreas, destacando-se as castas Spätburgunder (Pinot Noir), Lemberger, Samrot, Trollinger e Portugieser, cada qual com uma característica organoléptica.

Desta região vêm muitos Eiswein, inclusive um de certa raridade por se tratar de um Eiswein tinto, da casta Spätburgunder (Pinot Noir), elaborado pela vinícola Kaiserstuhl de Baden. Na maior parte os Eiswein são baseados na casta Riesling.



Entre os brancos são diferentes os Riesling, Traminer e Grauburgunder.

O detalhe interesante é que são vinhos secos e de graduação alcoólica variando em torno de 13 ou 14%.

Está interessado agora? Entre em contato com o importador Jardim do Vinho (acarrelha@jardimdovinho.com.br)ou a representante do consórcio de vinhos de Baden e Württember no Brasil, Fabiana Sysvestre Cherubin (fabiana@vinhoalemao.com).

Nenhum comentário: