quarta-feira, 6 de outubro de 2010

TERRAZAS DE LOS ANDES: QUALIDADE NAS ALTURAS

No início era um projeto Chandon Argentina produzindo espumantes e vinhos tranquilos. Em 1991, o engenheiro e enólogo Hervé Birnie-Scott foi designado para trabalhar na Argentina no desenvolvimento do projeto Terrazas de los Andes. Para consolidá-lo foi comprada uma adega antiga (1898) que foi totalmente remodelada e implementada com instalações de primeiríssima geração.


Engenheiro e Enólogo Hervé Birnie-Scott, pai do Terrazas de los Andes

Em 1994 produzia os cortes: Clos du Molin (Cabernet, Merlot e Pinot Noir ). Comte de Beltour (assemblage com predominância de Malbec), Comte de Valmont (Cabernet Sauvigno e Merlot), Castel Chandon (Chenin, Semillon e Ugni Blanc), e Kleinburg (Riesling, Chenin e Ugni Blanc).

Nas propriedades adquiridas pela Chandon Argentina havia vinhedos plantados de 1925 e as altitudes variavam desde 800 m no Terraza de Cruz de Pedra, 980 m no Terraza de Pedriel, 1069 m no Terraza de Vistalba e 1200 m no Terraza del Valle de Tupungato.

Hervé acompanhou em detalhes a maturação desde o momento em que as uvas começam a pintar (envero) até a madurez ideal para a colheita (cosecha). Nesse período mediu repetidas vezes o conteúdo de açúcar na polpa e a maturação dos polifenóis da casca, em especial, antocianos e taninos. verificando que nas diversas altitudes ocorriam desempenhos distintos para cada variedade. Este foi um longo caminho de muitos anos que culminou com a definição de uma altitude para cada variedade, na qual exibia a melhor expressão.



Assim, a Syrah deu seu melhor na altitude dos 800 metros, a Cabernet Sauvignon ajustou sua excelência nos 980 metros, a Malbec ofereceu sua melhor leitura nos 1.067 metros, e a Chardonnay ficou nos 1.200 metros.

Dessas constatações nasceram as linhas de vinhos da Terrazas de los Andes, cada variedade na sua altitude e cada nível de vinho preso ao rendimento máximo de uva por hectare e ao processo de envelhecimento em barricas de carvalho: o nível básico é rotulado Altos del Plata (sucessor do terrazas varietal), subindo para Terrazas Reserva e atingindo os ícones Afincado.

Nenhum comentário: