sábado, 23 de julho de 2011

SC GOURMET - SANTA CATARINA NA ENOGASTRONOMIA NACIONAL

Na tarde de quinta-feira, 21 de julho, teve início em Blumenau (SC) a SC GOURMET - Mosrtra Brasileira de Queijos, Vinhos e Delikatessen, com participação de autoridades, emprasários, imprensa e expositores. O evento se insere no cenário nacional com características distintas e deverá apresentar-se num crescendo a cada edição, sempre com padrão alto de qualidade da exposição.

O presidente da Vila Germânica, local onde acontece a SC Gourmet, contou como foi a concretização do evento, desde quando surgiu a ideia. “Destaco a beleza da feira e dos expositores e acredito no potencial do evento, inclusive na contribuição para o crescimento da Festitália, que acontece paralelamente”, diz Mette. Para Wander Weege, presidente da Vinícola Pericó, uma das marcas presentes no evento, a SC Gourmet já é sucesso garantido no cenário enogastronômico.

Um dos destaques da mostra é a fabricante de queijos Gran Mestri. Entre os produtos que expõe na SC Gourmet, estão o Grana Nero e o Cuore. O primeiro é pioneiro no Brasil, com um tempo de maturação mínima de 18 meses. Possui um sabor bastante diferenciado, típico da Itália, e recebe uma película negra por fora. O Cuore é chamado o “filé mignon” do queijo. É embalado e comercializado apenas o miolo dos grandes queijos. Em decorrência do método de produção específico e especial, os queijos Gran Mestri têm 0% de lactose.

A Decanter, uma das maiores importadoras de vinhos finos do país lança, durante a feira, as linhas Bossa e Lírica, da Vinícola Hermann, já conhecida por seus espumantes e que em um futuro próximo também terá vinhos tintos na produção. A linha Bossa dá o seu tom, expressando a tipicidade e a qualidade de terroir brasileiro no universo dos vinhos. A linha é composta por espumantes Brut, Demi-Sec, Rosé e Moscatel. Já a Lírica, traz no aroma notas de frutas cítricas como a toranja e o limão siciliano, pontuada por aromas mais complexos de leveduras. Com espuma cremosa e integrada, o espumante desta linha é mais intenso e harmônico.

Parceira da Decanter, a Vinícola Quinta da Neve, pioneira na produção de vinhos finos em São Joaquim também apresenta seus produtos na mostra, como os vinhos Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Chardonnay. A Vinícola Hermann une o conhecimento de mercado e a experiência adquirida pela família Hermann, proprietária da Decanter Importadora, e aposta na região sul do Brasil. Com vinhos de padrão elevado e custo atrativo, a família cuida desde 2009 de vinhedos que começaram a ser plantados em 2001 e já demonstram um excelente potencial, pronto para ser apreciado.

A Vinícola Pericó apresenta o recém-lançado e premiado Pericó Basalto 2008, Top Five na categoria Tintos do Novo Mundo na 3ª edição do Vitória ExpoVinhos-ES. Além deste lançamento, elaborado com uvas Cabernet Sauvignon (60%) e Merlot (40%) cuidadosamente selecionadas, a Pericó leva para degustação na SC Gourmet seus principais produtos. Entre eles, destaque para o Basaltino Pinot Noir, os premiados Taipa Rosé e o espumante Cave Pericó Branco brut.

Presenças importantes das vinícolas gaúchas Don Laurindo e Casa Valduga, deram à mostra um destaque importante dos seus vinhos de alta qualidade.

Nenhum comentário: