terça-feira, 29 de maio de 2012

COURMAYEUR – UMA IMAGEM MODERNA DO VINHO

A cidade gaúcha de Garibaldi é um dos principais centros de elaboração de espumantes do país, destacando-se dentro do concerto vitivinícola da Serra Gaúcha, o mais importante pólo produtor de vinhos do Brasil.

Nesse contexto surgiu em 1976 a vinícola Courmayeur, inicialmente voltada para o segmento dos espumantes.



A Courmayeur notabilizou-se através de seus produtos que hoje formam uma linha ampla e diversificada de bons rótulos de espumantes elaborados pelo processo charmat longo, Retrato Nature, Extra Brut, Brut Chardonnay, Brut Rosé, Prosecco e Demi-sec, ficando outros como o Moscatel, Lambruso e os espumantes leves Tevere elaborados pelo charmat tradicional.
.


Atualmente elabora também vinhos tranquilos na linha Acclamé, voltada a produtos leves, jovens e frutados, para dar mais alegria a momentos descontraídos.

Destinados ao consumo na sua juventude essas garrafas são tampadas com o screw-cap, fechamentos ecológicos que vêm contribuindo para a preservação das corticeiras. Estas podem ter utilização mais restrita aos vinhos de guarda. As garrafas levam o selo Ecova de produtos ecologicamente corretos.

Provei dois espumantes e dois tranquilos.

Extra Brut Executive, gordo corte de Chardonnay e Pinot Noir, elaborado pelo charmat longo com circulação das leveduras (autólise) por oito meses, sabor e aromas pronunciados com toques de maçã verde e floral de violeta. Bom preenchimento de boca. Muito bom.

Brut Chardonnay, um blanc des blancs produzido pelo charmat longo com autólise de quatro meses, sabor e aromas frescos traçados sobre abacaxi e maçã verde, com agradáveis toques amanteigados.Cresce bem sobre a lingua. Bom.



Acclamé Cabernet Sauvignon, lote1, 12% de álcool, sem indicação da safra, fermentado em tanque de inoxidável, sem passagem por carvalho, cor rubi intenso, corpo médio para leve, aromas frutados lembrando cerejas maduras sobre toques de tabaco e especiarias, acidez correta e equilibrada com a maciez e os taninos comportados. Um bom vinho jovem.

Acclamé Merlot, lote 1, 12% de álcool, sem indicação da safra, fermentado em tanque de inoxidável, sem passagem por carvalho, cor vermelho intenso, corpo médio para leve, aromas frutados lembrando ameixa preta e leves traços achocolatados, acidez correta, taninos agradáveis. Um bom vinho jovem.

O exemplo de modernidade r´presentado pela adoção do screw-cap deveria ser seguido por um grande número de rótulos brasileiros, que são vinhos sem capacidade para suportar guarda e oferecem bons exemplares de vinhos jovens.

Um comentário:

Courmayeur disse...

Obrigada pelos comentários, Sérgio!Abraços!
Equipe Courmayeur